Com a volta das atividades agora em 2022, muitas empresas vão voltar a enviar seus funcionários em viagens de negócios. Diferente do que acontece nas viagens de lazer onde temos altas temporadas e períodos sem movimento, viagens de negócios acontecem durante o ano inteiro.
Sendo o objetivo maior dessas viagens reuniões e eventos de negócios, hóspedes corporativos acabam tendo demandas mais fáceis. Dessa forma você consegue entregar uma experiência satisfatória sem uma grande movimentação de recursos. Entretanto, atrair e fidelizar esses clientes não é tarefa fácil.
Confira estas 5 dicas que você deve levar em consideração e que vão te ajudar a atrair e fidelizar clientes corporativos:
Esse primeiro ponto é um dos diferenciais em diversos segmentos e no turismo corporativo não é diferente, é importante ter uma estrutura capaz de suprir as necessidades e expectativas do seu hóspede.
Com o mercado mudando todo dia, o perfil do viajante corporativo também está mudando, hoje a diversidade está cada vez maior em termos de idade, gênero, nacionalidade e gostos. Resta aos hotéis trabalhar um atendimento que seja capaz de atender todo tipo de viajante que chegue a seu hotel.
Um exemplo disso são os vegetarianos, esse estilo de vida tem ganhado mais e mais adeptos nos últimos anos, ou seja, seu hotel precisa estar pronto para oferecer um cardápio de qualidade para essas pessoas.
Além disso, investimentos em internet de boa qualidade e estável não podem faltar. Seus hóspedes estão viajando a trabalho e por isso precisam ter uma boa conexão para realizar suas atividades. Atente-se também em oferecer entradas para carregamento de computadores e celulares em pontos estratégicos das áreas comuns e dos quartos.
Se para o hóspede de lazer ter um sistema de reservas ágil e de fácil usabilidade é um diferencial, para o cliente corporativo esse fator tem uma importância maior ainda. Os setores das empresas responsáveis por fazer as reservas de seus funcionários procuram por agilidade na hora de realizar essa tarefa.
Garanta que seu mecanismo de reservas e demais integrações facilitem o processo de compra, para não correr o risco de perder clientes por conta de processo de reservas mal estruturado. Vendas diretas são benéficas para os dois lados, por exemplo, o cliente consegue fazê-la de maneira mais fácil e pagando um preço melhor, e você, por outro lado, economiza nas taxas de comissão para as plataformas.
Ter um site bem desenvolvido é item indispensável, ainda mais com a grande maioria das pessoas buscando produtos e serviços na internet o tempo inteiro. Garanta que além de funcional e atrativo, seu site seja também relevante para o seu público.
Ser presente digitalmente é entregar valor para seu hóspede, seja por meio de conteúdos úteis ou então tendo um bom atendimento nos canais online. Esteja presente nos canais que as pessoas mais interajam e cuide sempre de responder suas dúvidas e solucionar seus problemas o mais breve possível. Além de atrair mais clientes fazendo a sua marca ser vista, o relacionamento com seus clientes atuais com certeza vai ser impactado positivamente.
Como dito anteriormente, o mercado de viagens corporativas é sempre bastante movimentado. Empresas precisam hospedar seus funcionários o tempo inteiro, e muitas vezes isso pode acontecer no mesmo destino.
É comum você pensar em estratégias de atração de clientes, mas é essencial fidelizar os que você já tem, e isso você consegue através de um bom relacionamento. Enxergue seus clientes corporativos como parceiros e faça-os se sentirem importantes e valorizados.
Após as estadias envie comunicações agradecendo o tempo deles no seu hotel, deixe um canal aberto de comunicação para elogios e sugestões, atualize-os do que há de novo no seu hotel. Mantenha um relacionamento próximo com os hóspedes e também com os responsáveis na empresa por fazer as reservas.
Seu hotel pode até não ser conhecido ou ter foco em atendimento corporativo, mas isso não te impede de se posicionar como uma opção para esse público. Se seu hotel tem capacidade de receber esse tipo de hóspede, comercialize esse serviço.
Criar e fortalecer sua marca, posicionando seu hotel é peça fundamental na hora de atrair novos clientes. Se posicionar é mostrar para seus consumidores quem você é, o que você faz e como você faz, dessa forma eles têm a ideia do porquê se hospedar no seu hotel e não em outros da região.
O turismo corporativo além de ser um dos segmentos que mais cresce no Brasil, é responsável por um ticket médio maior do que o gasto por hóspedes que viajam a lazer. Investir em atrair empresas e hóspedes em viagens profissionais acarreta em um crescimento no número de reservas no seu hotel.
Além disso, muitas empresas realizam eventos durante todo o ano e além do aluguel de um espaço para esses encontros, seu hotel ainda pode receber os funcionários de outras cidades. Outra oportunidade para você aproveitar são os congressos, workshops e outros eventos que já venham a acontecer na cidade. Eventos desse tipo atraem um grande número de pessoas e parcerias com as empresas organizadores podem garantir muitas reservas para seu hotel.
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