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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

O início de um novo ano é momento de se preparar para a alta e baixa temporada. Vimos o turismo retomar suas atividades em 2022 e a expectativa para 2023 é ainda maior para aqueles hotéis que souberem embarcar nas tendências para o setor


A inteligência artificial tem se mostrado uma grande aliada dos hoteleiros, impulsionando o faturamento dos hotéis que já aderiram às tarifas dinâmicas. Para os hoteleiros que querem se destacar entre os concorrentes, a hora de agarrar as oportunidades que estão surgindo para aumento de receita do hotel é agora. 


Continue a leitura para conferir todos os insights dos nossos especialistas e as tendências que vão nortear a hotelaria em 2023:


1. tecnologia e inteligência artificial


A hotelaria é um setor com uma relação distante com a tecnologia. Por isso, os hoteleiros que se adaptam às novas tecnologias do ramo, ganham vantagem em relação aos seus concorrentes.


A Inteligência Artificial (IA) tem a capacidade de realizar inúmeras tarefas humanas de forma mais ágil, precisa e a qualquer hora do dia. Com a IA é possível automatizar processos, como a precificação do seu hotel. Tornando-a uma tarefa dinâmica baseda em dados, o que gera um impacto positivo nos lucros do seu hotel.


Portanto, busque alternativas que utilizem este novo modelo para incrementar sua operação estratégica a partir deste ano.


2. PRECIFICAÇÃO CUSTOMIZÁVEL E DINÂMICA


Há alguns anos, vem sendo falado entre os profissionais da área sobre a dificuldade na precificação das tarifas de hotéis e pousadas. É necessário um
estudo de mercado muito forte, longo, de alto conhecimento do turismo na região e do comportamento dos visitantes para saber como precificar da forma mais lucrativa possível.


Para o ano de 2023, a tendência é a utilização de uma nova forma de determinar tarifas e aumentar a lucratividade dos estabelecimentos. O algoritmo de pricing, baseado em machine learning, aprende as particularidades do hotel e do destino, conseguindo personalizar as tarifas, para ter um valor competitivo entre os concorrentes, e que garanta mais lucro.


O VOA Smart Pricing é um exemplo de plataforma que ajuda no aumento de vendas e rentabilidade dos hotéis. O robô de inteligência artificial trabalha 24 horas por dia entregando quatro soluções distintas com foco em monitorar suas tarifas e precificar suas diárias de maneira otimizada e lucrativa. 


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Lista de serviços

    Lista de serviços

      3. AUTOMAÇÃO NA BUSCA DE PREÇOS DOS CONCORRENTES


      Ferramentas de busca de preços dos concorrentes estão facilitando cada vez mais o dia a dia dos hoteleiros. Comparador de preços ou rate shopper (como é chamado no mercado), é uma ferramenta que permite verificar as tarifas que estão sendo praticadas pelos seus concorrentes


      No VOA Rate Shopper, os robôs colhem os dados de seus concorrentes e os entregam em dashboards interativos em formato de: tabela, calendário e gráficos, permitindo uma rápida tomada de decisão.


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      Assim como no passado OTAs (Online Travel Agencies), PMSs (Property Management Systems) e os gestores de canais (Channel Manangers) chegaram para ficar, Rate Shoppers e RMS (Revenue Management Systems) são as ferramentas que prometem revolucionar o mercado hoteleiro em 2023. 


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       Atualizações Tech | Janeiro 2024

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      Por Fenanda Santos 07 fev., 2024
      Atualizações Tech | Janeiro 2024 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra agora as incríveis novidades e conquistas nos nossos produtos (RMS, PMS, Rate Shopper). Você não vai querer perder essa retrospectiva emocionante!
      05 jun., 2023
      Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
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