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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial para negócios em diferentes áreas. À medida que a tecnologia avança, a IA se torna mais confiável, tornando cada vez mais possível seu uso em tomadas de decisões e estratégias. E sim, ela chegou para somar e se tornar a melhor amiga do hoteleiro!


Quando falamos da indústria hoteleira, isso não é diferente. A Inteligência Artificial está mudando a forma como hoteleiros fazem negócio, ajudando a impulsionar o crescimento de hotéis e pousadas independente do tamanho da equipe e porte, ao mesmo passo que ajuda a entregar uma experiência melhor para os hóspedes.


A IA consegue oferecer insights nunca antes experimentados pela indústria hoteleira, sendo capaz de oferecer oportunidades de melhorias na precificação, na flutuação das tarifas, na distribuição tarifária e estudos de mercado comparando concorrentes, por exemplo.


O uso de Inteligência Artificial na hotelaria pode melhorar a experiência do cliente e aumentar a retenção dos hóspedes. Continue lendo esse artigo para entender melhor as vantagens e como usar a IA em seu hotel para sair na frente da concorrência.





O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?


Inteligência Artificial, ou IA, é o termo utilizado para definir o comportamento aparentemente inteligente de computadores ou outros dispositivos tecnológicos. Esse conceito já existe desde a década de 1950, mas só nas últimas décadas que essa tecnologia avançou de forma a ser considerada mais confiável.


Quando pensamos em Inteligência Artificial, ela já está presente no nosso dia a dia, como por exemplo quando utilizamos o comando de voz do nosso celular para fazer uma ligação ou realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca como o Google. A IA está mudando a forma como interagimos com o mundo e permitindo a otimização de processos e serviços em diferentes áreas.



Lista de serviços

    Lista de serviços

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      VANTAGENS DE UTILIZAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA HOTELARIA


      A tomada de decisão por meio de dados:
      a precificação, por exemplo, é feita com base em inúmeros fatores, dados do mercado e períodos anteriores, criando assim, uma previsão de demanda. Sem suposições e “achismos”, a assertividade e o lucro são muito maiores.


      Melhor utilização de recursos:
      o tempo ocioso é reduzido, uma vez que os algoritmos estão trabalhando durante todo o tempo.


      Tarifas otimizadas:
      com o sistema de machine learning trabalhando na precificação do seu hotel, é possível ter tarifas otimizadas com porcentagem de variação de acordo com a demanda, garantindo uma lucratividade maior e maior ocupação.


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      APLICAÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA HOTELARIA

      Análise de Dados


      Com a ajuda da Inteligência Artificial, a análise de dados pode ser feita em tempo real, trazendo mais eficiência para as atividades. Os dados são rapidamente separados, classificados e interpretados para garantir uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.


      Essa agilidade permite que você entenda melhor sobre a origem das suas reservas e a competência de cada um dos canais em cada data específica.



      Precificação dinâmica


      A atualização automática de tarifas aumenta a lucratividade de um hotel, já que encontra um preço perfeito independente do horário ou da variação de demanda.


      Um sistema de Revenue Management (RMS) como o
      VOA Smart Princing, por exemplo, trabalha 24 horas por dia, estudando e aprendendo com o mercado, tarifando as UH’s dos hotéis de forma mais competitiva.


      Esses sistemas são baseados na história, aprendendo a cada dia (machine learning) e gerando previsões sobre o setor. Eles costumam analisar informações como estação e época do ano, preço dos concorrentes, eventos nas regiões e diversos outros fatores que impactam na ocupação do seu hotel.




      A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VAI SUBSTITUIR AS EQUIPES DE RM?


      A resposta para essa pergunta é
      não! Na verdade, vamos com calma! Tudo depende de qual estilo de operação você vai querer para seu hotel.


      Uma coisa é certa, é importante ter
      um responsável ou uma equipe (interna ou terceirizada) para realizar as configurações e definir as estratégias. A diferença é que, com a Inteligência Artificial, a efetividade dessas ações terá um alcance muito maior. Isso devido a capacidade de realizar funções manuais que demandam tempo e esforços, gerando economia financeira e a diminuição de falhas.


      Se seu propósito for a
      redução de custos e aumento de lucro, sem dúvida a IA vai te ajudar nessa.



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      O sistema VOA Smart Pricing combina o melhor da automação e automatização em uma só plataforma.


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       Atualizações Tech | Janeiro 2024

 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra
      Por Fenanda Santos 7 de fevereiro de 2024
      Atualizações Tech | Janeiro 2024 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra agora as incríveis novidades e conquistas nos nossos produtos (RMS, PMS, Rate Shopper). Você não vai querer perder essa retrospectiva emocionante!
      5 de junho de 2023
      Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
      28 de abril de 2023
      O primeiro passo para vendas mais promissoras e assertividade no plano de ação é: “o que o meu hotel precisa hoje para sair da média e vender mais?”. Leia este conteúdo e descubra.
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      21 de março de 2023
      O planejamento é essencial para que um hotel funcione. Saiba como funciona a base do Revenue Management: o forecast. Conheça algumas dicas de como fazê-lo de forma mais prática e assertiva para melhorar os resultados de vendas do seu hotel.
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      2 de fevereiro de 2023
      Se os hóspedes estão procurando por valores antes de optarem pelo seu hotel, por que você também não está fazendo isso? Saiba como solucionar esse gap de forma simples na leitura deste blog
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      24 de janeiro de 2023
      O Revenue Management (gerenciamento das tarifas aplicadas por hotéis e pousadas), ainda tem uma gama de processos a serem explorados na maioria dos hotéis. Leia este conteúdo e descubra todas as respostas para melhorar o resultado do seu hotel.
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      Para os hoteleiros que querem se destacar entre os concorrentes, a hora de agarrar as oportunidades que estão surgindo para aumento de receita do hotel é agora. Confira todos os insights dos nossos especialistas e as tendências que vão nortear a hotelaria em 2023.
      Por Giulia Paixão 5 de janeiro de 2023
      Saiba como a flutuação e o envio de tarifas aos canais pode ser rápido e eficiente. Alguns exemplos de dados a serem levantados:...
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      16 de novembro de 2022
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