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O primeiro passo para vendas mais promissoras e assertividade no plano de ação é: “o que o meu hotel precisa hoje?”. Definir prioridades e entender onde estão as brechas na sua operação de vendas pode te trazer respostas que talvez você não estivesse esperando.
Separamos alguns pontos para você se atentar e ter sucesso em suas vendas. Continue lendo este conteúdo e descubra.
Aprofunde a análise dos dados e métricas do desempenho das vendas online
Não só veja quanto seu hotel vendeu no mês. Analise o tráfego do seu site, quantos carrinhos foram abandonados, quantas reservas foram canceladas e até mesmo qual sua taxa de conversão.
Fique de olho também no pace de vendas de cada canal, para assim, reconhecer a janela de compra e oferecer as melhores tarifas no momento certo. Para isso, utilize ferramentas para análises que gerem gráficos e insights valiosos como VOA Smart Pricing.
Metas nunca são demais!
Talvez você já tenha algumas metas definidas para vendas, mas já pensou nas metas de marketing?
Trace metas de acordo com um histórico de quanto você quer crescer nas redes sociais, o quanto cada canal de marketing precisa vender ao fim do ano ou quanto você quer de retorno em vendas (ROI), por exemplo.
Analytics, para obter insights valiosos de marketing e otimizar sua estratégia de vendas
Utilize ferramentas de marketing para quantificar e investigar a origem das suas reservas. Descubra quais os canais de mídia mais estão funcionando para o seu hotel. Tudo isso pode ser rastreado pelo Google Analytics.
Além disso, é possível criar relatórios para casamento de dados e descoberta de comportamento dos hóspedes dentro do seu site.
Fique de olho nos metabuscadores e concorrentes
Esses sem dúvidas são um dos maiores termômetros para sabermos quais canais estão chamando maior atenção para o seu hotel.
Por outro lado, é importante estar de olho nas estratégias tomadas pelos concorrentes. Mesmo que sua estratégia já esteja definida, molde-a de acordo com o mercado e a necessidade.
O VOA Rate Shopper é uma ferramenta que recolhe e entrega de maneira visual sua tarifa em relação aos concorrentes.
Você analisa a efetividade do seu plano de ação?
Defina em que período você vai analisar se um plano de vendas está ou não dando certo, a cada mês, trimestre ou ano.
Mas lembre-se: acompanhe sempre! Em último caso, uma mudança para melhor é sempre bem-vinda.
Uma ajudinha nunca é demais
Mesmo com todas essas dicas anteriores, montar uma estratégia de vendas para um hotel exige
inteligência comercial e
prática no nicho.
Contar com a ajuda de profissionais com a visibilidade total do mercado hoteleiro atual pode significar muito mais do que ter apenas seu profissional de RM focado em seu hotel.
A VOA é especialista em tecnologia, gestão e distribuição de vendas e transforma hotéis em máquinas de resultados.
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