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Todo profissional da hotelaria já ouviu falar sobre Revenue Management: o gerenciamento das tarifas aplicadas por hotéis e pousadas, ou seja, vender o quarto certo para o hóspede certo na hora certa. Contudo, esse gerenciamento ainda tem uma gama de processos a serem explorados na maioria dos hotéis.
Se basear apenas nas estações do ano ou datas comemorativas não é suficiente. Ter taxas variáveis pré-definidas (BAR) é uma prática que funcionou por muito tempo, até que a tecnologia hoteleira, acompanhando tendências de outros mercados, tomou os caminhos da precificação dinâmica e automática.
Utilizar um RMS inteligente, é conseguir identificar automaticamente picos e quedas nas reservas, além de outros fatores que impactam na performance de vendas, ajudando os hotéis na gestão assertiva de preços em todo o ano. Neste artigo vamos falar sobre tudo o que você precisa saber antes de implementar um RMS no seu hotel.
O que é um RMS e como ele funciona?
Revenue Management System (RMS) é um tipo de software desenvolvido para a gestão hoteleira, com o intuito de realizar de maneira rápida, fácil e automatizada as tarefas relacionadas ao gerenciamento de tarifas e receita.
Com um RMS é possível, por exemplo, realizar rapidamente análises de ocupação, ADR (diária média) e REVPAR (Receita por quarto disponível). E, com base nisso, tomar decisões mais assertivas e lucrativas para o seu hotel.
As versões mais recentes, como o VOA Smart Pricing, utilizam Inteligência Artificial e automação para analisar um grande volume de dados em segundos, aplicando a tarifa ideal para cada dia e hora, a partir da rápida interpretação dos dados.
O resultado são tarifas mais competitivas e rentáveis.
Para quem é o RMS?
O RMS é indicado para hotéis, pousadas e resorts de todos os tamanhos. O resultado financeiro será percebido independente do porte do seu hotel.
Utilizá-lo para gerenciamento de tarifas é a certeza de um maior dinamismo nas ações que impactam diretamente na sua receita.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE UTILIZAR UM RMS NO MEU HOTEL
Com uma previsão de demanda mais realista e precisa, é possível diminuir o tempo operacional. Suas tarifas serão monitoradas e ajustadas nos canais de venda 24h por dia de acordo com diversos parâmetros pré estipulados. Sendo assim, os três principais benefícios do RMS são:
1. Resposta rápida na variação de demanda
Um RMS eficiente consegue, por meio da Inteligência Artificial, captar facilmente a variação de demanda de acordo com a atividade real do mercado.
2. Aumento de receita
Como dissemos, um RMS não deixa nenhum dos 365 dias à frente de fora. Com a flutuação em tempo real baseada em regras e parâmetros, é possível impulsionar a diária média, a receita e também o RevPAR.
3. Eficiência operacional
Com a automatização do gerenciamento de tarifas do seu hotel, planilhas e relatórios preenchidos manualmente todos os dias não vão precisar existir mais. Dessa forma, é possível utilizar o profissional responsável de forma mais estratégica, com o objetivo de melhorar ainda mais a lucratividade do negócio.
Como escolher um RMS para o meu hotel?
Esse tipo de sistema pode ser complexo, possuindo inúmeras funções. Conheça as principais que você deve procurar na hora de contratar um RMS para o seu hotel:
Precificação dinâmica
Este é um dos recursos mais importantes em um RMS. Com essa funcionalidade, há uma resposta rápida nos preços quando há mudanças na demanda.
Ou seja, é importante que seu RMS ofereça a funcionalidade de precificação dinâmica, dessa forma as tarifas são atualizadas 24h por dia nos canais de venda de acordo com as análises sem depender de ajustes manuais.
Identificação de estagnação
Este tópico é responsável pela flutuação tarifária quando não há variação de ocupação entre as atualizações. O algoritmo reage à janela de compra, ocupação do hotel, concorrência, entre outros fatores.
Visualização de preços dos concorrentes
Quando buscar por um RMS, não deixe de perguntar sobre o comparador de preços (Rate Shopper). As tarifas dos concorrentes recolhidas e traduzidas em dashboards interativos fazem toda diferença para trabalhar assertivamente perante o mercado.
Dashboard com dados
As informações analisadas e geradas pelo seu RMS precisam estar disponíveis para análise, por isso, é importante que ele ofereça a opção de visualização dos dados em tabelas, gráficos ou dashboards. Com isso é possível compartilhar e analisar informações de forma mais fácil e, principalmente, identificar tendências significativas.
ESTÁ BUSCANDO UM RMS?
O VOA Smart Pricing é o sistema de precificação dinâmica mais completo do mercado. Com inteligência artificial e automação integrada com seu PMS, trabalha 24h por dia com o intuito de aumentar o faturamento do seu hotel com tarifas mais lucrativas.
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