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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

O cenário atual é de mudança. Como um dos setores mais impactados, a hotelaria precisa se reinventar para atender às novas exigências de seus clientes. Segundo pesquisa da GlobalData, 85% dos consumidores entrevistados estão preocupados com a pandemia. Para trazer mais segurança para os hóspedes, grandes redes hoteleiras ao redor de todo o mundo estão aderindo à medidas de adequação ao “novo normal” do setor.



Trouxemos aqui um compilado com 10 boas práticas acessíveis para implementação em qualquer tipo de propriedade:


1 - Treinamento e conscientização do staff


O primeiro passo para implementação de medidas de ajuste a nova realidade é treinar a equipe. Se o time for enxuto, é fundamental capacitá-los para inserir as novas rotinas e cuidados ao dia-a-dia. O ideal é fazer uma comunicação inicial e reforçar periodicamente o que foi ensinado. Quando o assunto é limpeza de quartos, um maior controle (físico ou sistêmico) dos produtos utilizados e procedimentos realizados pode ser um diferencial.


2 - Processos de Check-in e Check-out por agendamento


O importante aqui é evitar filas. O melhor dos cenários é o uso de aplicativos para check-in e check-out sem contato. Porém, caso não seja possível investir em alguma ferramenta tecnológica, o agendamento dos processos pode ser uma saída de fácil implementação. Uma alternativa simples e barata também é a marcação no chão da distância que um hóspede deve estar do outro na fila do check-in.


3 - Limitação do inventário


Para as propriedades que estiverem operando com equipe reduzida, uma possibilidade é a limitação na disponibilidade do inventário. Iniciar a operação com 50% da capacidade do hotel pode facilitar na adaptação dos novos processos e dar credibilidade para os hóspedes de que tudo esteja sendo feito conforme as orientações de saúde.


4 - Meios de pagamento sem contato físico


Um grande ponto de interação entre hóspedes e staff é o momento do pagamento, seja através de dinheiro ou cartão físico. Existem, contudo, algumas medidas de reduzir esse contato sem grandes custos. Dentre elas estão a utilização de cartões virtuais (venda digitada), o pagamento por aproximação (feito com cartões físicos, celulares ou wearables) e a utilização de aplicativos de pagamentos.


5 - Atendimento diferenciado para grupos específicos


Somado às medidas para redução do tempo de permanência em ambientes comuns, ter um atendimento preferencial a idosos, gestantes e outros indivíduos do grupo de risco pode ser um diferencial para os hotéis e uma segurança a mais para os hóspedes.


6 - Material de higienização


No que diz respeito à limpeza e higiene é melhor pecar pelo excesso. O ideal é disponibilizar álcool em gel em pontos estratégicos da propriedade: balcão de atendimento da recepção, acesso a escadas e elevadores, corredores dos andares e até mesmo na entrada do hotel em si. Importante também que esses pontos sejam de fácil acesso e estejam bem sinalizados. A exigência de máscaras para hóspedes e colaboradores também é uma boa prática, sendo inclusive mandatória em alguns estados.


7 - Sinalização do hotel e conscientização


Caso haja necessidade de formação de filas nos espaços comuns, é importante que o hotel tenha uma sinalização física com as distâncias corretas de distanciamento social. Cartazes de conscientização também podem ajudar a reforçar hábitos de higienização, uso de máscaras, luvas e a limpeza mais frequente dos ambientes de uso comum.


8 - Fechamento de áreas comuns


Em primeiro momento, algumas instalações do hotel devem permanecer fechadas como por exemplo, academias, piscinas e restaurantes. Importante ressaltar também a sinalização e se necessário o cercamento desses ambientes.


9 - Refeições no quarto


O setor de Alimentos & Bebidas é um dos que mais demanda mudanças. A primeira delas é a extinção dos antigos modelos de buffet, muito comuns para o café da manhã. A opção mais recomendada é o serviço de refeições no quarto. Para isso o hotel tem que estar preparado para essa nova “logística”. Além dessa questão, o transporte, preparo e manipulação dos alimentos precisa ter higienização reforçada, uma dica é embalar os alimentos para maior segurança. Outra opção é o agendamento do café da manhã. Nesse caso é bom se atentar para a distância de segurança de 2 metros entre as mesas, hóspedes e staff.


10 - Selos de certificação 


Para fechar essa lista com uma medida completa e assertiva temos os selos de certificação. Essa é uma forma de trazer segurança para o hóspede de que a propriedade está seguindo os protocolos corretos contra a propagação da COVID-19. O Selo Clean & Safe da Bureau Veritas foi criado segundo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) pensando nos modelos de hotéis e restaurantes. A certificação é feita através de capacitações online e posterior visita para checagem de adoção dos padrões estabelecidos. As redes Accor e Meliá Hotels já adotaram o selo.


 Atualizações Tech | Janeiro 2024

 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra
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Atualizações Tech | Janeiro 2024 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra agora as incríveis novidades e conquistas nos nossos produtos (RMS, PMS, Rate Shopper). Você não vai querer perder essa retrospectiva emocionante!
05 jun., 2023
Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
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