O cenário atual é de mudança. Como um dos setores mais impactados, a hotelaria precisa se reinventar para atender às novas exigências de seus clientes. Segundo pesquisa da GlobalData, 85% dos consumidores entrevistados estão preocupados com a pandemia. Para trazer mais segurança para os hóspedes, grandes redes hoteleiras ao redor de todo o mundo estão aderindo à medidas de adequação ao “novo normal” do setor.
Trouxemos aqui um compilado com 10 boas práticas acessíveis para implementação em qualquer tipo de propriedade:
1 - Treinamento e conscientização do staff
O primeiro passo para implementação de medidas de ajuste a nova realidade é treinar a equipe. Se o time for enxuto, é fundamental capacitá-los para inserir as novas rotinas e cuidados ao dia-a-dia. O ideal é fazer uma comunicação inicial e reforçar periodicamente o que foi ensinado. Quando o assunto é limpeza de quartos, um maior controle (físico ou sistêmico) dos produtos utilizados e procedimentos realizados pode ser um diferencial.
2 - Processos de Check-in e Check-out por agendamento
O importante aqui é evitar filas. O melhor dos cenários é o uso de aplicativos para check-in e check-out sem contato. Porém, caso não seja possível investir em alguma ferramenta tecnológica, o agendamento dos processos pode ser uma saída de fácil implementação. Uma alternativa simples e barata também é a marcação no chão da distância que um hóspede deve estar do outro na fila do check-in.
3 - Limitação do inventário
Para as propriedades que estiverem operando com equipe reduzida, uma possibilidade é a limitação na disponibilidade do inventário. Iniciar a operação com 50% da capacidade do hotel pode facilitar na adaptação dos novos processos e dar credibilidade para os hóspedes de que tudo esteja sendo feito conforme as orientações de saúde.
4 - Meios de pagamento sem contato físico
Um grande ponto de interação entre hóspedes e staff é o momento do pagamento, seja através de dinheiro ou cartão físico. Existem, contudo, algumas medidas de reduzir esse contato sem grandes custos. Dentre elas estão a utilização de cartões virtuais (venda digitada), o pagamento por aproximação (feito com cartões físicos, celulares ou wearables) e a utilização de aplicativos de pagamentos.
5 - Atendimento diferenciado para grupos específicos
Somado às medidas para redução do tempo de permanência em ambientes comuns, ter um atendimento preferencial a idosos, gestantes e outros indivíduos do grupo de risco pode ser um diferencial para os hotéis e uma segurança a mais para os hóspedes.
6 - Material de higienização
No que diz respeito à limpeza e higiene é melhor pecar pelo excesso. O ideal é disponibilizar álcool em gel em pontos estratégicos da propriedade: balcão de atendimento da recepção, acesso a escadas e elevadores, corredores dos andares e até mesmo na entrada do hotel em si. Importante também que esses pontos sejam de fácil acesso e estejam bem sinalizados. A exigência de máscaras para hóspedes e colaboradores também é uma boa prática, sendo inclusive mandatória em alguns estados.
7 - Sinalização do hotel e conscientização
Caso haja necessidade de formação de filas nos espaços comuns, é importante que o hotel tenha uma sinalização física com as distâncias corretas de distanciamento social. Cartazes de conscientização também podem ajudar a reforçar hábitos de higienização, uso de máscaras, luvas e a limpeza mais frequente dos ambientes de uso comum.
8 - Fechamento de áreas comuns
Em primeiro momento, algumas instalações do hotel devem permanecer fechadas como por exemplo, academias, piscinas e restaurantes. Importante ressaltar também a sinalização e se necessário o cercamento desses ambientes.
9 - Refeições no quarto
O setor de Alimentos & Bebidas é um dos que mais demanda mudanças. A primeira delas é a extinção dos antigos modelos de buffet, muito comuns para o café da manhã. A opção mais recomendada é o serviço de refeições no quarto. Para isso o hotel tem que estar preparado para essa nova “logística”. Além dessa questão, o transporte, preparo e manipulação dos alimentos precisa ter higienização reforçada, uma dica é embalar os alimentos para maior segurança. Outra opção é o agendamento do café da manhã. Nesse caso é bom se atentar para a distância de segurança de 2 metros entre as mesas, hóspedes e staff.
10 - Selos de certificação
Para fechar essa lista com uma medida completa e assertiva temos os selos de certificação. Essa é uma forma de trazer segurança para o hóspede de que a propriedade está seguindo os protocolos corretos contra a propagação da COVID-19. O Selo Clean & Safe da Bureau Veritas foi criado segundo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) pensando nos modelos de hotéis e restaurantes. A certificação é feita através de capacitações online e posterior visita para checagem de adoção dos padrões estabelecidos. As redes Accor e Meliá Hotels já adotaram o selo.
Central de Vendas
+55 (21) 3900-8783
Conheça nossos planos e produtos
comercial@voahoteis.com.br