Phygital (physical + digital) é a palavra que junta dois mundos nos quais estamos totalmente inseridos: o físico e o digital. Essa palavra representa a revolução da experiência do usuário, inclusive quando estamos falando de hotéis. Ou seja, é possível incorporar a experiência virtual e digital dentro do universo físico e vice-versa e isso é uma excelente forma de aprimorar a relação do consumidor com a marca, aproximá-los.
Assim, a ideia é que o cliente tenha a sua necessidade atendida em todos os canais de atendimento e, se for do interesse dele, em mais de um ao mesmo tempo!
Que tal pensar sobre como é possível integrar o mundo offline e o on-line no seu estabelecimento? Existem algumas formas de executar essa tarefa:
Utilizar QR Code no espaço físico do seu hotel é uma forma de explorar o Phygital. No restaurante, por exemplo, que tal colocar um código que leve para o cardápio?! Assim, o hóspede pode fazer o pedido pelo próprio celular e em seguida o garçom leva o pedido na mesa dele. Ainda pensando no restaurante, você pode criar uma playlist especial que remeta ao local/ ao ambiente de forma que o hóspede possa acessar e baixar para escutar futuramente e relembrar dos momentos incríveis que passou por aí. E claro, as músicas que tocam no ambiente devem estar nessa playlist!
Outra forma interessante de utilizar o QR Code é colocando na recepção do hotel! Lá, o código pode levar o usuário ao TripAdvisor ou outro site de avaliação, estimulando-o a deixar seu feedback on-line! Se o hóspede fizer a avaliação na hora você pode, inclusive, entregar algum mimo para ele, como forma de agradecimento.
Durante a estadia do cliente, o WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta também! Ele pode ser utilizado para dar a possibilidade de reservar uma mesa específica no almoço/jantar/café da manhã do hotel, para oferecer descontos em alguma atração/ passeio nas proximidades ou até mesmo para que o cliente consiga fazer pedidos para o quarto. Além disso, você pode entrar em contato com o hóspede antes da estadia para enviar a localização precisa, evitando que ele se perca no trajeto.
Na pré hospedagem, o hóspede recebe uma mensagem que o convida a antecipar o check-in pelo celular. Basta ele preencher um formulário rapidamente com algumas informações pessoais relevantes e confirmar! Ao chegar no hotel, o cliente não irá enfrentar nenhuma burocracia, como filas, ele terá apenas que ir até a recepção buscar a chave da acomodação reservada! Bem mais simples para todo mundo e garante uma melhor experiência do usuário.
Na hora da reserva, deixe um espaço para observações. Assim, o hóspede pode informar caso esteja indo para uma comemoração de namoro, noivado, casamento, aniversário ou qualquer outra e o hotel pode entrar em contato via e-mail para entender como pode melhorar, de forma personalizada, a experiência desses hóspedes queridos.
O mercado ainda está se desenvolvendo para obter o conhecimento necessário para planejar e executar as melhores ações para a experiência do usuário. No entanto, isso está acontecendo de forma muito rápida e é uma tendência que veio para ficar! Por isso, é importante estudar sobre e começar a entender sobre as possibilidades de introdução do seu hotel nesse mundo!
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