Atualizações Tech | Janeiro 2024
VOA Hotéis
O que é Phygital?
Phygital (physical + digital) é a palavra que junta dois mundos nos quais estamos totalmente inseridos: o físico e o digital. Essa palavra representa a revolução da experiência do usuário, inclusive quando estamos falando de hotéis. Ou seja, é possível incorporar a experiência virtual e digital dentro do universo físico e vice-versa e isso é uma excelente forma de aprimorar a relação do consumidor com a marca, aproximá-los.
Assim, a ideia é que o cliente tenha a sua necessidade atendida em todos os canais de atendimento e, se for do interesse dele, em mais de um ao mesmo tempo!
Como adequar meu hotel ao Phygital?
Que tal pensar sobre como é possível integrar o mundo offline e o on-line no seu estabelecimento? Existem algumas formas de executar essa tarefa:
Uso de QR Code:
Utilizar QR Code no espaço físico do seu hotel é uma forma de explorar o Phygital. No restaurante, por exemplo, que tal colocar um código que leve para o cardápio?! Assim, o hóspede pode fazer o pedido pelo próprio celular e em seguida o garçom leva o pedido na mesa dele. Ainda pensando no restaurante, você pode criar uma playlist especial que remeta ao local/ ao ambiente de forma que o hóspede possa acessar e baixar para escutar futuramente e relembrar dos momentos incríveis que passou por aí. E claro, as músicas que tocam no ambiente devem estar nessa playlist!
Outra forma interessante de utilizar o QR Code é colocando na recepção do hotel! Lá, o código pode levar o usuário ao TripAdvisor ou outro site de avaliação, estimulando-o a deixar seu feedback on-line! Se o hóspede fizer a avaliação na hora você pode, inclusive, entregar algum mimo para ele, como forma de agradecimento.
Envio de mensagem no WhatsApp:
Durante a estadia do cliente, o WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta também! Ele pode ser utilizado para dar a possibilidade de reservar uma mesa específica no almoço/jantar/café da manhã do hotel, para oferecer descontos em alguma atração/ passeio nas proximidades ou até mesmo para que o cliente consiga fazer pedidos para o quarto. Além disso, você pode entrar em contato com o hóspede antes da estadia para enviar a localização precisa, evitando que ele se perca no trajeto.
Check-in on-line:
Na pré hospedagem, o hóspede recebe uma mensagem que o convida a antecipar o check-in pelo celular. Basta ele preencher um formulário rapidamente com algumas informações pessoais relevantes e confirmar! Ao chegar no hotel, o cliente não irá enfrentar nenhuma burocracia, como filas, ele terá apenas que ir até a recepção buscar a chave da acomodação reservada! Bem mais simples para todo mundo e garante uma melhor experiência do usuário.
Contato por e-mail:
Na hora da reserva, deixe um espaço para observações. Assim, o hóspede pode informar caso esteja indo para uma comemoração de namoro, noivado, casamento, aniversário ou qualquer outra e o hotel pode entrar em contato via e-mail para entender como pode melhorar, de forma personalizada, a experiência desses hóspedes queridos.
Não há mais como fugir do Phygital
O mercado ainda está se desenvolvendo para obter o conhecimento necessário para planejar e executar as melhores ações para a experiência do usuário. No entanto, isso está acontecendo de forma muito rápida e é uma tendência que veio para ficar! Por isso, é importante estudar sobre e começar a entender sobre as possibilidades de introdução do seu hotel nesse mundo!
A VOA, os hotéis parceiros e o Phygital
A VOA oferece gestão tech para todos os hotéis parceiros! Todos eles são distribuídos em mais de 160 canais on-line e adquirem, ao entrar para a VOA, nosso software focado nas reservas. Além disso, o check-in on-line é realidade para toda a nossa rede. Em relação à ideias e tendências, estamos sempre trazendo sugestões e auxiliando na execução para que nossos hotéis estejam sempre um passo a frente da concorrência.
