Atualizações Tech | Janeiro 2024
VOA Hotéis
Desde 2020, seja por conta dos participantes famosos ou por conta da pandemia do novo coronavírus que obrigou todos a ficarem em casa e, consequentemente, assistir mais televisão, o BBB se tornou uma febre novamente. Mas o reality show mais famoso do Brasil não voltou aos seus dias de glória atoa, teve muita estratégia por trás, tanto por parte da emissora quanto dos participantes.
O marketing foi peça fundamental no trabalho de renovação da audiência do programa, e podemos aprender muito com as estratégias e campanhas que foram feitas nesses dois últimos anos e também na edição atual do programa.
Separamos alguns insights para você se inspirar e aplicar no marketing do seu hotel.
MULTICANAIS
Combinando as melhores características e ferramentas de cada canal (online e offline), a intenção da estratégia de multicanais (ou omnichannel) é proporcionar ao consumidor uma experiência imersiva.
Os famosos que entram até hoje no BBB têm um grande público em suas redes sociais, contudo entendem que há muito mais gente que pode se interessar pela sua marca. Estando na TV eles conseguem atingir um público que não está presente nas redes sociais, mas que ainda assim são consumidores em potencial.
O omnichannel já deixou de ser uma tendência, o consumidor está mais exigente e as empresas precisam chegar até ele onde esse se sente mais confortável.
Para o seu hotel é importante se fazer presente em diferentes canais de comunicação e formas de promocionar a sua marca. As redes sociais são uma parte essencial da sua estratégia de marketing, mas é importante se atentar a estar presente em outros canais. Fique atento a eventos que estão acontecendo na sua cidade e podem atrair pessoas de fora para fazer uma parceria e receber esses visitantes, e promocionar sua marca em meios diferentes como um dos apoiadores.
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
As últimas edições do programa vêm batendo recordes de audiência e votos, além é claro dos milhões de seguidores que os participantes ganham antes, durante e depois da sua participação do programa. Mas você sabe por que isso acontece? Os participantes sabem quem é seu público e com base nisso conseguem criar uma comunicação assertiva que converse bem com eles.
Deixe claro para seu público quais são os valores da sua marca, dessa forma você gera uma identificação das pessoas que compartilham desses mesmos ideais. Sua comunicação (respostas e comentários) e conteúdo (posts, e-mails, etc...) devem seguir esse mesmo caminho, com o tempo você cria vínculos com os hóspedes e possíveis hóspedes e eles se sentem mais próximos da sua marca e são mais propensos a fazer reservas ou retornar ao seu hotel.
PLANEJAMENTO
Destaque da edição de 2020 com seus conteúdos para as redes sociais, Manu Gavassi e sua equipe merecem ser tidos como exemplo de planejamento. A cantora deixou gravados conteúdos voltados para diversas situações específicas que poderia viver dentro da casa como ser líder, ir para o paredão, entre outras.
É essencial fazer um planejamento das postagens para a sua rede social, além de facilitar o seu trabalho evita grandes imprevistos. Com um bom planejamento você garante que, por exemplo, caso tenha algum feriado específico ou evento, que suas redes sociais comecem a promocionar sua hospedagem um tempo antes, tendo mais chance de atrair hóspedes para o seu hotel.
Pensamentos como este vão te fazer ter uma rede social com movimento constante, gerando mais conexão com seus seguidores e clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas.
CRIE EXPECTATIVA
Desde o primeiro ano que a produção do Big Brother Brasil anunciou que teriam participantes famosos, já começou uma onda de especulações de quem seriam essas pessoas. Com isso, o tempo inteiro havia gente conversando sobre o reality, interessadas no assunto e consumindo os conteúdos que a emissora divulgava.
Os nomes dos participantes nos dois últimos anos foram divulgados durante a programação da Globo, fazendo a audiência aumentar, tudo por conta da expectativa que eles já haviam criado em cima disso.
Aliado ao planejamento estratégico você pode trazer esse senso de curiosidade e expectativa. Por exemplo, no aniversário do seu hotel você pode lançar uma promoção e despertar a curiosidade dos seus seguidores fazendo uma contagem regressiva avisando o dia que essa promoção será divulgada. Outra forma de criar essa expectativa e ainda garantir interação com o público é por meio de enquetes, por exemplo, falando que vocês irão lançar uma promoção, faça enquetes perguntando o que seu público gostaria de ver nesse pacote especial, se é um drink do bar, um upgrade de quarto ou até mesmo um passeio.
Viu só como conseguimos aplicar as mesmas estratégias usadas em um programa de TV no marketing do seu hotel? Podemos tirar muitos insights bacanas através de campanhas de marcas de outros segmentos. O marketing é uma área ampla, com diversas ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas em vários segmentos de mercado!
Aqui na VOA nós trabalhamos juntos com nossos parceiros para ajudá-los com o planejamento de postagens das suas redes sociais para aumentar a interação com o público, o conhecimento dos seus hotéis e sua performance durante todo o ano.
Se quiser saber mais sobre como podemos ajudar seu hotel com essa e outras demandas entre em contato com nosso time de especialistas!
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