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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

Desde o início da pandemia do COVID-19, a hotelaria vive se não o pior, um dos piores momentos do setor. Com fronteiras nacionais e internacionais fechadas, e a necessidade de se manter o distanciamento social a possibilidade de receber hóspedes era praticamente inexistente. 


Agora em 2021, com a vacina para o novo coronavírus, o setor hoteleiro se viu em uma retomada gradual das atividades. Essa retomada, entretanto, veio com um hóspede diferente, com novos desejos e gostos e esta mudança será sentida com mais força no ano de 2022. Novas tendências para o turismo de lazer e negócios já estão sendo percebidas. Confira algumas das tendências do setor hoteleiro para o ano de 2022: 



ESTADIAS LONGAS 


Também conhecidas como long stays, são aquelas estadias maiores. Por conta do regime de trabalho híbrido ou remoto, as pessoas hoje em dia têm uma flexibilidade que permite viagens mais longas, já que conseguem trabalhar de qualquer lugar. É importante ficar de olho nesse movimento dos hóspedes para traçar estratégias que os façam querer aumentar a estadia ao máximo, impactando positivamente na receita dos hotéis. 


MIGRAÇÃO PARA O DIGITAL 


Desde antes da pandemia esse movimento já vinha acontecendo, a transformação digital que nossa sociedade está passando impacta todos os setores. Reservas mobile (realizadas por sites e aplicativos) estão tendo um crescimento, e muitas das vezes sendo realizadas por chatbots, sem necessidade de contato humano. Além disso outro ponto importante são os vídeos: ferramenta essencial na estratégia de marketing dos hotéis para atração de hóspedes. 


FLEXIBILIDADE 


Em relação às reservas do setor corporativo também se esperam mudanças, as empresas começam a buscar por melhores tarifas em compras diretas (ter um site próprio e tarifas atrativas é essencial, saiba como a VOA pode te auxiliar nisso). Além disso medidas se segurança sanitária serão fatores importantes na decisão de compras das empresas, uma vez que não podem colocar seus funcionários em risco. 


VIAGENS DOMÉSTICAS 


Com restrições severas em diversos destinos mais badalados, os viajantes abriram seus olhos para as localidades mais próximas de casa. As viagens domésticas, como são chamadas, são um estilo de viagem que veio para ficar, realizadas em sua grande parte por via terrestre. Campanhas de “Last Minute” vêm sendo muito utilizadas para atrair esses tipos de turistas que não precisam se deslocar por grandes distâncias para chegar no destino. 


GESTÃO DE CUSTOS E ESTRUTURA 


Seguindo o pensamento das campanhas de “Last Minute”, os hotéis conseguem oferecer preços atrativos em ofertas de última hora, para garantir ocupações, mesmo que não tragam o lucro normal esperado. Além de ocupar estruturas que ficariam ociosas naquele período é uma oportunidade de trazer um novo hóspede que pode retornar em outros momentos pagando a tarifa normal. Outro movimento que também irá ocorrer são mudanças nos planos tarifários que podem vender separadamente serviços antes inclusos na diária. 


GESTÃO DE DADOS 


Com a LGPD em vigor, se faz necessário ter um cuidado maior com os dados dos hóspedes, além de criar uma política de privacidade em que os hóspedes possam saber como e para o que seus dados estão sendo utilizados. Os dados também são aliados na estratégia, podendo auxiliar na percepção de tendências de compras, gostos e criação de campanhas de atração para os hotéis em diferentes canais. 


PET-FRIENDLY 


Uma das tendências mais observadas em viajantes é o aumento de viagens com seus animais de estimação. Com a pandemia o número de adoções desses companheiros aumentou, e seja por não terem com quem deixar seus pets ou por preferirem leva-los, as pessoas começaram a trazer seus amigos de quatro patas em suas viagens. Esse comportamento deve ser levado bastante me consideração na hora de pensar nas estratégias para o novo ano, além de tentar se encaixar como um estabelecimento pet-friendly, investir na divulgação desse diferencial com certeza trará bons resultados


HÁBITOS DE VIDA MAIS SAUDÁVEIS 


Outro hábito que mudou na vida de muitas pessoas foram os de vida de uma forma geral, existe hoje um foco maior em manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente. E sejam em estadias maiores ou em viagens de fins de semana, os hóspedes têm buscados atividades esportivas nos hotéis e também dado importância para aqueles que oferecem opções mais nutritivas em seus restaurantes 


 


Essas tendências já vêm impactando o mercado hoteleiro e prometem guiar o setor no próximo ano, com o aumento da demanda por hospedagens. Saber agir nesse novo cenário e se adaptar a essas mudanças será essencial para quem quer se destacar entre os concorrentes e alavancar suas vendas. 



Para entender melhor como a VOA Hotéis pode te ajudar a estar à frente no mercado e por dentro de todas as tendências, clique aqui.


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Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
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