Atualizações Tech | Janeiro 2024
VOA Hotéis
Desde o início da pandemia do COVID-19, a hotelaria vive se não o pior, um dos piores momentos do setor. Com fronteiras nacionais e internacionais fechadas, e a necessidade de se manter o distanciamento social a possibilidade de receber hóspedes era praticamente inexistente.
Agora em 2021, com a vacina para o novo coronavírus, o setor hoteleiro se viu em uma retomada gradual das atividades. Essa retomada, entretanto, veio com um hóspede diferente, com novos desejos e gostos e esta mudança será sentida com mais força no ano de 2022. Novas tendências para o turismo de lazer e negócios já estão sendo percebidas. Confira algumas das tendências do setor hoteleiro para o ano de 2022:
ESTADIAS LONGAS
Também conhecidas como
long stays, são aquelas estadias maiores. Por conta do regime de trabalho híbrido ou remoto, as pessoas hoje em dia têm uma flexibilidade que permite
viagens mais longas, já que conseguem trabalhar de qualquer lugar. É importante ficar de olho nesse movimento dos hóspedes para traçar estratégias que os façam querer aumentar a estadia ao máximo,
impactando positivamente na receita dos hotéis.
MIGRAÇÃO PARA O DIGITAL
Desde antes da pandemia esse movimento já vinha acontecendo, a transformação digital que nossa sociedade está passando impacta todos os setores. Reservas mobile (realizadas por sites e aplicativos) estão tendo um crescimento, e muitas das vezes sendo realizadas por chatbots, sem necessidade de contato humano. Além disso outro ponto importante são os vídeos: ferramenta essencial na estratégia de marketing dos hotéis para atração de hóspedes.
FLEXIBILIDADE
Em relação às reservas do setor corporativo também se esperam mudanças, as empresas começam a buscar por melhores tarifas em compras diretas (ter um site próprio e tarifas atrativas é essencial, saiba como a VOA pode te auxiliar nisso). Além disso medidas se segurança sanitária serão fatores importantes na decisão de compras das empresas, uma vez que não podem colocar seus funcionários em risco.
VIAGENS DOMÉSTICAS
Com restrições severas em diversos destinos mais badalados, os viajantes abriram seus olhos para as localidades mais próximas de casa. As viagens domésticas, como são chamadas, são um estilo de viagem que veio para ficar, realizadas em sua grande parte por via terrestre. Campanhas de “Last Minute” vêm sendo muito utilizadas para atrair esses tipos de turistas que não precisam se deslocar por grandes distâncias para chegar no destino.
GESTÃO DE CUSTOS E ESTRUTURA
Seguindo o pensamento das campanhas de “Last Minute”, os hotéis conseguem oferecer preços atrativos em ofertas de última hora, para garantir ocupações, mesmo que não tragam o lucro normal esperado. Além de ocupar estruturas que ficariam ociosas naquele período é uma oportunidade de trazer um novo hóspede que pode retornar em outros momentos pagando a tarifa normal. Outro movimento que também irá ocorrer são mudanças nos planos tarifários que podem vender separadamente serviços antes inclusos na diária.
GESTÃO DE DADOS
Com a LGPD em vigor, se faz necessário ter um cuidado maior com os dados dos hóspedes, além de criar uma política de privacidade em que os hóspedes possam saber como e para o que seus dados estão sendo utilizados. Os dados também são aliados na estratégia, podendo auxiliar na percepção de tendências de compras, gostos e criação de campanhas de atração para os hotéis em diferentes canais.
PET-FRIENDLY
Uma das tendências mais observadas em viajantes é o aumento de viagens com seus animais de estimação. Com a pandemia o número de adoções desses companheiros aumentou, e seja por não terem com quem deixar seus pets ou por preferirem leva-los, as pessoas começaram a trazer seus amigos de quatro patas em suas viagens. Esse comportamento deve ser levado bastante me consideração na hora de pensar nas estratégias para o novo ano, além de tentar se encaixar como um estabelecimento pet-friendly, investir na divulgação desse diferencial com certeza trará bons resultados.
HÁBITOS DE VIDA MAIS SAUDÁVEIS
Outro hábito que mudou na vida de muitas pessoas foram os de vida de uma forma geral, existe hoje um foco maior em manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente. E sejam em estadias maiores ou em viagens de fins de semana, os hóspedes têm buscados atividades esportivas nos hotéis e também dado importância para aqueles que oferecem opções mais nutritivas em seus restaurantes
Essas tendências já vêm impactando o mercado hoteleiro e prometem guiar o setor no próximo ano, com o aumento da demanda por hospedagens. Saber agir nesse novo cenário e se adaptar a essas mudanças será essencial para quem quer se destacar entre os concorrentes e alavancar suas vendas.
Para entender melhor como a VOA Hotéis pode te ajudar a estar à frente no mercado e por dentro de todas as tendências, clique aqui.
Oferecemos as ferramentas necessárias para aumentar exponencialmente as vendas do seu hotel incluindo um site próprio, treinamos o seu staff para garantir atendimento de excelência aos hóspedes, distribuímos sua propriedade em canais mundialmente e muito mais...
