Você já deve ter ouvido em algum lugar alguém dizendo que “os dados são o novo petróleo”, e, acredite ou não, essa pessoa estava correta. O tempo inteiro estamos conectados a um dispositivo móvel gerando milhares de gigabytes de dados, e cada vez mais as empresas utilizam desses dados em suas estratégias de captação e conversão de clientes.
No setor da hotelaria não é diferente, saber analisar e gerir dados do mercado pode ajudar muito a performance do seu hotel. Setores como Marketing e Revenue Management são alguns dos exemplos em que os dados são grandes aliados na hora de construir uma estratégia.
Porém muitos hoteleiros, principalmente os independentes, ainda não sabem utilizar os dados como um material aliado para seu estabelecimento. Isso é normal, o processo é, muitas vezes complexo e existem diversas formas de se fazer isso.
Pensando em te ajudar preparamos esse artigo explorando pontos importantes da utilização de dados na hotelaria.
Aprender com os erros e acertos é algo que fazemos durante toda a nossa vida, e isso tudo baseado nas nossas experiências, certo? Usar os dados na estratégia do seu hotel funciona da mesma forma, você vai aprender com o que você já fez de certo ou errado para aplicar no futuro.
Falando no setor de Marketing na hotelaria, o foco maior da análise desses dados são os comentários que você recebe dos seus hóspedes.
Na hora do check out, por exemplo, converse com seu cliente, pergunte como foi a sua estadia, o que ele gostou no seu estabelecimento e se existe algo que você possa fazer para melhorar ainda mais a experiência no seu hotel.
Muitas pessoas, porém, não se sentem à vontade para fazer esses comentários pessoalmente, é aí que você pode utilizar a tecnologia a seu favor. Faça sempre um acompanhamento das avaliações e comentários que seus hóspedes deixam nas plataformas de reservas. Além disso, você pode criar a estratégia de fazer o envio de um formulário de avaliação alguns dias depois do check out por e-mail.
Com esse tipo de informação você consegue avaliar como estão os serviços do seu estabelecimento e, assim, melhorar a experiência nos pontos que seus hóspedes comentarem que poderiam ser melhores. E, claro, evidenciar ainda mais aqueles serviços que são bem avaliados.
Na área de Revenue Management, que cuida do tarifário do hotel, utilizar dados também é essencial para garantir uma performance cada vez melhor.
Para criar estratégias de preços que funcionem bem é necessário entender como o mercado hoteleiro está e como você pode alavancar seus resultados de acordo com cada momento.
Analise como está a região onde o seu hotel se encontra, se existem eventos que possam trazer mais pessoas para a cidade, e com isso mais hóspedes. Dessa maneira você consegue se organizar para oferecer preços mais atrativos do que seus concorrentes e trabalhar a logística da melhor forma para entregar a melhor experiência para seus hóspedes durante a estadia.
E se engana quem pensa que é necessário um investimento alto ou uma equipe grande para implementar estratégias baseadas no estudo de dados. Em um primeiro momento, com dedicação, você mesmo pode investir algum tempo do seu dia trabalhando nesses pontos, analisando o que seus clientes dizem sobre você ou pesquisando sobre o mercado na sua região e como seus concorrentes estão agindo.
Gostou das dicas? Conta pra gente aqui nos comentários se você já utiliza dados para estratégias do seu hotel.
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Aqui na VOA, nossos hotéis parceiros tem equipes de Marketing e Revenue Management trabalhando para elevar cada vez mais suas performances. Nosso time trabalha todos os dias analisando como estão o mercado e quais as tendências em cada uma das regiões para desenvolver estratégias focadas em aumentar as vendas.
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