Quando lemos sobre a nova realidade do mercado, temos muita incerteza e imprevisibilidades. Esse pode ser o cenário perfeito para gerar insegurança em colaboradores, sócios, fornecedores e clientes. No que diz respeito à equipe, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar o clima e diminuir a ansiedade.
A revista Você RH divulgou os resultados de uma pesquisa sobre as principais preocupações dos brasileiros na pandemia realizada pelo grupo Abril Comunicações em parceria com a Mind Miners. Dentre as preocupações dos entrevistados estavam:
70% receio de perder direitos trabalhistas;
70% medo do aumento do desemprego;
68% como autônomos e donos de pequenas empresas sobreviverão à crise.
Diante desse cenário, seguem três dicas práticas de como acalmar o time e reter as pessoas que serão fundamentais num momento de volta às atividades:
Comunicação interna
O Brasil é o país com maior número de ansiosos do mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em momentos de crise e de isolamento, uma grande fonte de ansiedade é a falta de informação. Para mitigar isso, uma boa prática é manter uma comunicação regular com a equipe. Mesmo com as operações fechadas, uma opção é manter uma reunião semanal ou quinzenal para atualização das medidas da prefeitura da cidade, de previsão de reabertura do hotel, das medidas e precauções que pretendem adotar. No caso de não haver possibilidade de conversas por videoconferência ou telefone, uma simples troca frequente de mensagens já pode ajudar.
Preocupação com saúde e segurança
A falta de reconhecimento ou de cuidado com o funcionário são motivos frequentes para insatisfação no trabalho ou pedidos de demissão. Em um momento de pandemia, as pessoas podem estar mais sensíveis e demandar ainda mais atenção. Por isso, é importante demonstrar preocupação com seu bem-estar e saúde, ainda que à distância. Estar disponível para ouvir inquietações e problemas pessoais bem como não esquecer de parabenizações de aniversário podem ser detalhes simples que fazem a diferença. Com a volta das atividades, não se esqueça de implementar medidas para segurança e saúde dos funcionários como medição de temperatura, distanciamento em vestiários e refeitórios e disponibilização de máscaras e álcool em gel. É importante que essas medidas sejam divulgadas para todo time e relembradas com alguma frequência.
Treinamentos e capacitação
Esse é um bom momento para capacitar a equipe. Comece repassando com o time os novos protocolos de higiene e distanciamento do hotel. Isso pode deixá-los mais seguros para retornar ao trabalho. Se necessário, faça um material mais robusto para ajudá-los: manuais, cartazes, vídeos, etc. Se quiser agregar mais para o time, você pode expandir os conteúdos: atendimento, áreas da hotelaria, autoconhecimento, relação com o time, são bons exemplos. Os temas podem ser inclusive abordados nas reuniões pré-abertura do hotel. Algumas plataformas online divulgam conteúdo gratuito e podem te ajudar como base para montar algo específico para o seu time.
Quando se trata de pessoas, pequenas ações podem fazer a diferença. Criar um espaço acolhedor para os seus funcionários é estimulá-los a criar um espaço acolhedor para os hóspedes também. Esse pode ser um diferencial importante para se destacar da concorrência nesse momento atípico.
Central de Vendas
+55 (21) 3900-8783
Conheça nossos planos e produtos
comercial@voahoteis.com.br