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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

Quando lemos sobre a nova realidade do mercado, temos muita incerteza e imprevisibilidades. Esse pode ser o cenário perfeito para gerar insegurança em colaboradores, sócios, fornecedores e clientes. No que diz respeito à equipe, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar o clima e diminuir a ansiedade.


A revista Você RH divulgou os resultados de uma pesquisa sobre as principais preocupações dos brasileiros na pandemia realizada pelo grupo Abril Comunicações em parceria com a Mind Miners. Dentre as preocupações dos entrevistados estavam:

70% receio de perder direitos trabalhistas;

70% medo do aumento do desemprego;

68% como autônomos e donos de pequenas empresas sobreviverão à crise.



Diante desse cenário, seguem três dicas práticas de como acalmar o time e reter as pessoas que serão fundamentais num momento de volta às atividades:


Comunicação interna

O Brasil é o país com maior número de ansiosos do mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em momentos de crise e de isolamento, uma grande fonte de ansiedade é a falta de informação. Para mitigar isso, uma boa prática é manter uma comunicação regular com a equipe. Mesmo com as operações fechadas, uma opção é manter uma reunião semanal ou quinzenal para atualização das medidas da prefeitura da cidade, de previsão de reabertura do hotel, das medidas e precauções que pretendem adotar. No caso de não haver possibilidade de conversas por videoconferência ou telefone, uma simples troca frequente de mensagens já pode ajudar.


Preocupação com saúde e segurança

A falta de reconhecimento ou de cuidado com o funcionário são motivos frequentes para insatisfação no trabalho ou pedidos de demissão. Em um momento de pandemia, as pessoas podem estar mais sensíveis e demandar ainda mais atenção. Por isso, é importante demonstrar preocupação com seu bem-estar e saúde, ainda que à distância. Estar disponível para ouvir inquietações e problemas pessoais bem como não esquecer de parabenizações de aniversário podem ser detalhes simples que fazem a diferença. Com a volta das atividades, não se esqueça de implementar medidas para segurança e saúde dos funcionários como medição de temperatura, distanciamento em vestiários e refeitórios e disponibilização de máscaras e álcool em gel. É importante que essas medidas sejam divulgadas para todo time e relembradas com alguma frequência.


Treinamentos e capacitação

Esse é um bom momento para capacitar a equipe. Comece repassando com o time os novos protocolos de higiene e distanciamento do hotel. Isso pode deixá-los mais seguros para retornar ao trabalho. Se necessário, faça um material mais robusto para ajudá-los: manuais, cartazes, vídeos, etc. Se quiser agregar mais para o time, você pode expandir os conteúdos: atendimento, áreas da hotelaria, autoconhecimento, relação com o time, são bons exemplos. Os temas podem ser inclusive abordados nas reuniões pré-abertura do hotel. Algumas plataformas online divulgam conteúdo gratuito e podem te ajudar como base para montar algo específico para o seu time. 



Quando se trata de pessoas, pequenas ações podem fazer a diferença. Criar um espaço acolhedor para os seus funcionários é estimulá-los a criar um espaço acolhedor para os hóspedes também. Esse pode ser um diferencial importante para se destacar da concorrência nesse momento atípico.


 Atualizações Tech | Janeiro 2024

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Atualizações Tech | Janeiro 2024 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra agora as incríveis novidades e conquistas nos nossos produtos (RMS, PMS, Rate Shopper). Você não vai querer perder essa retrospectiva emocionante!
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Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
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