Na última quinta-feira, dia 21/05, nosso CEO Duda Mendes participou de uma Live com Fernando Kunzel, CEO da L6 Capital para falar sobre os desafios e oportunidades em momentos de crise. Com uma década de experiência como empreendedor, Duda tinha muita história para contar e trouxe muitas dicas.
Perguntado sobre quais seriam os principais focos, em sua visão, para os empreendedores que estão tirando algo do zero, Duda falou sobre 3 pilares: sua ambição, seu diferencial e seu time. Como sabemos que essa é a dúvida de muitos, compilamos seus principais ensinamentos nesse artigo:
Ambição
Segundo Duda, o primeiro ponto importante para os novos empreendedores é o autoconhecimento. Você precisa entender qual é o tamanho da sua ambição e o que você gostaria que seu negócio alcançasse. Qual é a receita mensal e o lucro que você espera? Qual é o mercado que você quer atender: local, nacional ou global? Essas são boas perguntas para começar. Ele ainda ressalta que não há motivos para julgar ambições diferentes da sua. Ser gigante não é o único caminho, pessoas são diferentes: o que combina mais com você?
Diferencial
Em qualquer mercado você pode se diferenciar. “Se quiser ter uma empresa de hambúrguer você tem que buscar fazer o melhor hambúrguer da cidade”. Independente do seu produto ou serviço, ele precisa ser diferente do que todo mundo faz. Trazendo a sua maior experiência, o mercado online, Duda afirma que o que faz diferença é “buscar resolver uma dor muito grande, não pode ser uma dor do bairro ou de um mercado pequeno”. Entender o mercado que você está entrando, chamado de Addressable market, é fundamental para conseguir fazer um negócio relevante e se manter no mercado.
Time
Desde o início de um empreendimento é importante ter um time bom e complementar - o chamado time misto. Por isso, é importante trazer sócios com habilidades e experiências complementares aos seus. Para montar um bom time é preciso ter um produto, segundo Duda, em falta no mercado: a verdade. Assim você cria um canal de reciprocidade com o futuro colaborador/sócio.
Perguntado sobre a dificuldade de atrair e reter talentos em um primeiro momento da Startup em que os salários são muitas vezes abaixo do mercado, Duda mais uma vez acredita que o caminho é a sinceridade. “Quando você é transparente sobre a atual situação da companhia, sobre os desafios que a gente vai ter pela frente você vai conseguir gente boa.” afirma ele. É importante trazer pessoas com espírito de dono, que venham pelo propósito e não por alguma promessa de ações ou promoção.
Para assistir a live na íntegra: Link da LIVE
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