Diferente de julho, que costuma ser um mês agitado, agosto tem a tendência de vir com calmaria. Mas fiquem calmos porque o dia dos pais, quando bem explorado, pode ajudar a bombar sua ocupação!
Leia esse post até o final que iremos te ajudar a atingir esse objetivo e elaborar ações especiais nessas datas.
É preciso mostrar ao público que a estadia do seu hotel pode ser tudo que as famílias precisam nesse dia mágico e que o pacote no seu estabelecimento pode ser um presentão para a figura paterna!
Então, nada mais justo que planejar atividades que reunam a família inteira! É preciso refletir sobre como atender e agradar não só aos pais, mas também aos filhos e possíveis cônjuges que estejam viajando juntos.
Uma gincana entre pais e filhos pode ser bastante atrativa e interessante, uma vez que une a família e gera boas risadas. E claro, a interação deve ser muito bem pensada, já que todos devem estar de máscaras e com o distanciamento social! Ainda com essas limitações, adicionando um pouquinho de criatividade, é possível criar competições muito divertidas, como por exemplo:
Nesse jogo, o instrutor deve escolher uma palavra e quem cantar uma música que a tenha primeiro é o vencedor!
Na brincadeira, cada família seria de um time e eles competiriam entre si. Depois dessa divisão por grupos, basta escolher um tema (filmes, séries, ação...) e um membro da família deve fazer a mímica (do que for escolhido pelo time adversário, e esteja dentro do tema escolhido) para a sua própria família adivinhar!
Nada melhor que dar uma voltinha a cavalo com a família toda reunida, né?! A atividade se torna ainda mais especial e memorável!
E muitas outras brincadeiras que podem durar uma tarde toda e fazer dessa experiência única para cada uma das famílias presentes.
Lembre-se: é importante divulgar previamente todas essas ações planejadas pela sua equipe para atrair ainda mais hóspedes que estejam interessados em vivenciar momentos fantásticos na propriedade de vocês.
Considere que o mês de agosto é um mês mais frio, ainda no inverno! Assim, reuna a sua equipe e defina quais atividades podem ser oferecidas para explorar essa época do ano. Existem diversas possibilidades, basta verificar quais estão dentro da realidade do seu hotel para executar no Dia dos Pais:
Seu hotel fica perto de alguma fábrica de chocolate? Restaurantes bons de fondue? Tours com degustação de vinho? Restaurantes com lareira e aquecedor?
Se a resposta for sim para alguma dessas perguntas, considere entrar em contato com esses lugares e fazer uma parceria para seus hóspedes, desconto exclusivo é uma excelente opção. Além disso, uma outra ideia é incluir a visitação a um desses locais no pacote de Dia dos pais do hotel. Assim, além de reservar as diárias o hóspede poderia também fazer o tour pela fábrica de chocolate local em um dia e horário escolhidos, por exemplo.
Sabemos que existem pratos típicos, que normalmente deixamos de comer no resto do ano para poder saborear e se deliciar no inverno. Fondue e caldos são exemplos disso!
Apostar nessa culinária para o dia dos pais é uma estratégia que vai fazer muito sucesso. Imagina só: você viaja com a sua família por um final de semana e no sábado a noite basta vocês irem até o restaurante no horário previsto no cronograma do hotel e irão desfrutar de um rodízio de fondue ou de caldos. Que experiência fantástica!
Caso não seja possível elaborar esse tipo de ação devido a estrutura do lugar, a parceria com restaurantes vizinhos é uma alternativa muito válida!
Como mencionamos, é muito importante que você pense em agradar toda a família nessa data. Mas para os pais é legal dar um mimo a mais, né?!
Algumas ideias legais são: massagem no spa do hotel ou em algum da região, rodada de cerveja gratuita no bar do local, voucher para alguma atividade pela cidade... Não esqueça de dar também uma lembrança para o restante da família, como um chocolate ou biscoito artesanal.
Precificar essa data não é tão fácil como pode parecer! As estratégias devem ser muito bem pensadas, inclusive analisando e avaliando a concorrência.
Dessa forma, recomendamos que você tenha um funcionário focado na precificação dos seus hotéis, o nome que esse profissional têm no mercado é Revenue Manager. Ele é responsável por avaliar as tarifas do hotel ao longo de todo o ano, considerando a performance do próprio lugar ao longo do tempo, bem como dos outros hotéis da região.
Na VOA Hotéis, temos uma equipe de Revenue Management 100% focada em analisar a flutuação de tarifa e precificar nossos hotéis parceiros, inclusive em datas comemorativas.
A comunicação das ações do seu hotel podem ser:
1) Voltada para os pais:
Demonstre aos pais os benefícios em comemorar a data no seu hotel com a família e deixe claro o que ele terá direito optando pela sua propriedade! É importante mostrar que ele irá viver momentos inesquecíveis com quem mais ama, disponibilizando o cronograma do final de semana! Nesse caso, você pode escolher se o presente para o pai e os mimos para a família seriam ou não divulgados na campanha (uma possibilidade é dar o presente de surpresa, superando a expectativa dos hóspedes.)
2) Voltada para a família (filhos ou cônjuges normalmente):
Divulgue como um pacote para presentear a figura paterna da família. Nesse caso, é importante especificar tudo o que os hóspedes terão direito, qual a programação e o diferencial do seu hotel para os pais, visto que a família estará procurando pelo local ideal e que faria o pai/cônjuge mais feliz!
1) Por e-mail:
Dispare para sua base de hóspedes informando os benefícios em passar o dia dos pais com vocês. Se possível, envie um cupom exclusivo para que esse público retorne ao seu hotel: é sempre valioso conquistar a fidelidade de quem já conhece o seu estabelecimento. Mas claro, é importante que esse e-mail seja enviado apenas para aqueles hóspedes que autorizaram o local a fazer os disparos.
2) Por Instagram e facebook:
Planeje post para o feed e story para promover a data no seu hotel. Ressalte as ações especiais para o dia, a programação para a família e os valores do pacote. (lembre-se de divulgar com antecedência no feed e repostar nos stories mais perto da data)
3) Pelo site:
Se você possui um site próprio, insira o pacote promocional de dia dos pais na área de promoção ou na página principal como um banner. Assim, você terá a certeza de que todos que entrarem no seu website terão ciência do pacote e das ações implementadas. Não se esqueça de retirar a informação após a data!
4) Nas redes sociais dos estabelecimentos parceiros:
Se você fechou parceria com algum restaurante ou local da região para a data, certifique-se de que ele também irá postar sobre o pacote, ajudando a divulgar seu estabelecimento e o serviço prestado por ele, assim como você fará!
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E, caso seja possível para você, é também interessante investir em campanhas pagas no Instagram e Facebook para essas datas específicas.
Esperamos que gostem das dicas e que elas te ajudem a pensar em estratégias para que o dia dos pais bombe no seu hotel! Afinal, essa data pode fazer com que seu hotel tenha ocupação de 100%.
Gostou das nossas dicas? Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixe nos comentários e responderemos o mais rápido possível!
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