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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

É fundamental criar relacionamento com o seu hóspede!


No mundo de hoje, o hotel que conhece mais seus clientes, se sai melhor! E para começarmos a entender como é possível saber mais sobre esse hóspede, vamos pensar no seguinte: todos que entram no seu hotel passam pelo processo do check-in, certo?  Então, é nesse exato momento que o seu hotel recebe uma série de informações sobre aquela pessoa que realizou a compra e esses dados são essenciais para iniciar um estudo sobre o público do seu hotel. Assim, você e sua equipe precisam saber utilizar corretamente os dados coletados dos hóspedes.


Treine os funcionários da recepção do seu hotel

Para que esse objetivo seja atingido, todo o staff do hotel deve estar alinhado. Por isso, explique o por quê e treine seus funcionários para preencher corretamente as informações dos hóspedes no  check-in. Caso contrário, a análise será comprometida. No entanto, o primeiro contato com o cliente não se dá na recepção do hotel.Normalmente ele ocorre pela internet, seja pelo site ou redes sociais. Por isso, é preciso valorizar seus meios de comunicação on-line.


Valorize o contato virtual com o hóspede


Sabemos que muitas vezes a primeira experiência é a que fica. Por isso, valorize a oportunidade de conquistar seu cliente no virtual. O seu site deve ser objetivo, claro e responsivo (que funciona tanto no celular quanto no desktop), facilitando a compreensão e visualização do hóspede. Além disso, é importante estar atento para que não tenham links falhos: eles podem ser os responsáveis por fazer alguém desistir de comprar com você.


Outro fator que você deve prestar atenção é nos envios de dúvida e solicitação de contato através do site e redes sociais. Eles devem ser respondidos rapidamente, para que o cliente não busque outra opção! Tudo isso faz parte do bom atendimento ao hóspede.



Invista em conteúdo


Marketing de conteúdo é o planejamento, criação e postagem de conteúdo personalizado para o seu cliente.

Investir nele é essencial para conquistar novos hóspedes e fidelizar os antigos. Para executar o planejamento estratégico, é necessário conhecer o público e saber o que ele quer ler e ouvir!


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Faça perguntas e registre as respostas


Em certos casos, a forma de adquirir informação pode ser a mais simples possível: perguntando! "O que mais te chamou atenção no nosso hotel?'' ''Como você ficou sabendo da gente?'' são algumas perguntas espontâneas cujas respostas podem ser de suma importância e devem ser registradas.


Pesquise na internet


Uma forma de acesso a informação gratuita e que não podemos abrir mão! Muitas informações sobre o seu cliente podem ser encontradas com uma pesquisa mais aprofundada por lá.


Atualize os dados dos hóspedes


Estabeleça uma estratégia de atualização de dados para o seu hotel. Ter as informações dos clientes desatualizadas pode impactar na performance das ações planejadas pelo seu hotel. 


Se possível, não delete os dados antigos dos hóspedes, eles são importantes para comparação e análise da evolução. Pense, por exemplo, em comparar o comportamento do seu cliente antes e depois da pandemia.


Conheça seus concorrentes


Essa dica vale ouro! Conhecer o mercado é muito importante para entender melhor quem é o seu hóspede e o seu potencial cliente. Se alguém opta pelo concorrente, busque entender o por quê, analise quais as características que ele tem que você não está oferecendo. É assim que você pode pensar em estratégias adequadas para mudar esse quadro.


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Quer saber como podemos ajudar seu hotel?


Nossa equipe de Revenue Management faz uma análise completa da concorrência para entender quem é o público do hotel parceiro e pensar na precificação e ações.


Saiba mais sobre nossa equipe de Revenue Management clicando aqui


O nosso time de Sucesso do Cliente oferece um treinamento completo aos nossos hotéis parceiros. Nele, um dos assuntos tratados é a importância dos dados no momento do check-in.


Além disso, enviamos periodicamente uma pesquisa de satisfação aos hóspedes para entender suas opiniões e sugestões.


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Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
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