Tendências do mercado hoteleiro em 2021: saiba quais são e como aplicá-las
O ano de 2021 começou e junto com ele trouxe algumas mudanças no setor hoteleiro, que são novidades do ramo. É importante que você, hoteleiro independente, esteja sempre a par das tendências do mercado do turismo. Principalmente em uma época tão atípica em que o mercado está passando por inúmeras transformações. Pensando nisso , viemos trazer as melhores dicas para que suas vendas cresçam nesse ano.
Quais são as tendências do mercado hoteleiro em 2021?
Todos sabemos que, depois de 2020, o setor do turismo não é mais o mesmo. Segundo o estudo da Accenture, que mapeia o impacto da pandemia nas indústrias pelo mundo, o setor de turismo sofreu impacto de 75% em seu faturamento: fomos um dos ramos mais impactados pela pandemia do coronavírus. E para sobreviver à crise, a criatividade e conhecimento de mercado foram fundamentais. Check-in online, QRcode e hotel office foram algumas das novidades que chegaram para ficar!
Os hábitos das pessoas também mudaram ao longo do ano anterior. Por isso, é fundamental entender o novo comportamento do consumidor para que se consiga analisar e aplicar no seu hotel as tendências de 2021. Vamos conferir quais são elas?
Viagens nacionais
Como dissemos, alguns hábitos dos brasileiros mudaram e uma das tendências no momento é priorizar as viagens para dentro do país. Por isso, as viagens nacionais tendem a ser as mais procuradas esse ano.Segundo o booking, 59% das pessoas desejam viajar para destinos de natureza que não sejam tão longe de suas casas.
Assim, a primeira dica VOA é que o seu investimento em campanhas, envios de e-mail marketing e estratégias de marketing digital estejam voltados, em sua maioria, para o público local
Hotel Office
Viver e trabalhar em qualquer lugar: o trabalho a distância foi institucionalizado em diversas empresas durante a pandemia do Covid-19 e continuará sendo realidade para muitas, pelo menos nos próximos anos. Sendo assim, trabalhar em locais aconchegantes e sob uma nova perspectiva, como por exemplo em hotéis (room office), se apresenta como uma das tendências da hotelaria para 2021.
Nesse contexto, como segunda dica VOA, aconselhamos que você invista em internet de qualidade para todas as áreas do hotel. Além disso, tomadas em posições estratégicas, mesas de trabalho e boa iluminação podem fazer toda diferença para quem deseja realizar sua jornada de trabalho de um jeito diferente. Afinal, quem não gostaria de dar um mergulho na piscina no horário de almoço, começar o expediente após um delicioso café da manhã e ainda conhecer um pouco da Cidade no final do dia?
Tecnologia Touchless
As tecnologias touchless, também conhecidas como “menos toque”, ganharam força no mundo do turismo e são uma forte tendência de mercado para 2021. Com o uso dessa novidade, o usuário evita contato físico com outras pessoas e consegue, por exemplo, realizar o seu check-in e check out de forma completamente virtual.
Pensando nesse novo cenário que a terceira dica VOA é para que você busque se informar sobre essa tendência tecnológica e implemente no seu hotel. O uso de QR Code para acessar o cardápio e outras informações do empreendimento pode ser também uma excelente opção. O processo de expansão da tecnologia touchless, que já foi iniciado no ano da pandemia, continuará se expandindo em 2021.
Viajante 4.0
O viajante 4.0 usa a internet em toda a sua jornada de compra. Se o uso da tecnologia já vinha aumentando muito ao longo dos anos, em 2020 os usuários passaram a utilizá-la com ainda mais afinco e a tendência é que aumente cada vez mais. Segundo a Agência nacional de telecomunicações (Anatel), o aumento do uso da internet no Brasil durante a quarentena foi de 40 a 50%.
Por isso, a quarta dica VOA é que você pense em uma experiência responsiva para o seu hóspede. O que isso significa? Que seu site consiga ser visualizado nos celulares sem desconfigurar as imagens e textos, ele adapta da melhor forma o layout do computador para mobile sem prejudicar o conteúdo. Afinal, a tendência para 2021 é que o hóspede resolva tudo de maneira virtual. Além disso, é importante se atentar para os reviews compartilhados na internet e respondê-los da melhor maneira possível. Dessa forma, o viajante 4.0 terá uma visão positiva do seu hotel.
Revenue Management
As flutuações de precificação são fundamentais para o desempenho do seu negócio e uma forma de estar à frente da sua concorrência. A prática consiste em prever a oferta e demanda, por meio de dados confiáveis, para vender sua diária no melhor preço. Em 2020, ter profissionais especializados em RM no hotel se mostrou um diferencial e tanto.
Por isso, a quinta dica VOA é que o seu hotel tenha colaboradores da área, que são fundamentais para garantir a sua lucratividade, visto que custos operacionais historicamente têm crescido em maior proporção que o lucro líquido dos hotéis. A VOA oferece aos parceiros uma equipe de profissionais de Revenue Management qualificados que mantém constante comunicação com os hoteleiros.
Vendas diretas
As vendas diretas do hotel quando bem trabalhadas podem ser o canal mais lucrativo para o empreendimento. Por isso, a profissionalização da área de vendas dos hotéis é uma tendência para 2021.
O ideal é que você se preocupe em investir nas suas vendas diretas tanto quanto nos canais de terceiros, já que assim o custo de aquisição é bem menor. A VOA Hotéis conta com uma Central de Reservas dedicada e exclusiva para os nossos hotéis, com o objetivo de converter em vendas.
Continue acompanhando nosso blog e se mantenha atualizado sobre as novidades, transformações e tendências do mercado hoteleiro.
Aplique todas essas tendências com a ajuda da VOA
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