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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis


As viagens de contato com a natureza e sem aglomerações serão tendência entre os viajantes em 2021 por ser uma alternativa mais segura em relação ao Covid-19. De acordo com a Booking, 59% dos entrevistados pretendem ir para um destino de natureza próxima. Por isso, o ecoturismo tende a ser muito procurado, principalmente nos próximos meses.


O movimento de preferência por viagens mais rápidas, isoladas, rurais e dentro do país tem sido percebido desde outubro do ano anterior. Além disso, as medidas sanitárias também são prioridade, bem como propostas de viagem mais sustentáveis. O Brasil, como sabemos, possui uma variedade enorme de possibilidades que se encaixam nesta proposta!


Ecoturismo local: por que explorar no seu hotel?



De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro de Turismo, o ecoturismo ou turismo ecológico é a atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural. Além disso, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista, promovendo o bem-estar das populações.


Vivemos em um país muito bonito, cercado de natureza e com uma fauna e flora muito ricas! Isso possibilita que você explore o ecoturismo local e consiga atrair novos hóspedes.


Segundo o Ministério do turismo, o viajante adepto a esse tipo de vivência está disposto a investir mais dinheiro pela experiência proporcionada. Além do mais, esses turistas estão, normalmente, dispostos a ajudar com uma taxa para manter as belezas naturais preservadas.


Apesar do valor que o hotel agrega ao aderir e incentivar o turismo ecológico, o potencial dele é pouco explorado no Brasil. Segundo a ONG Green Building Concil Brasil, apenas 14 hotéis brasileiros têm a certificação de gestão ambiental ISO 140001 (responsável por comprovar as práticas ambientais realizadas pelo local).


Como explorar o turismo ecológico?


Se o seu estabelecimento fica em uma região propícia para explorar essa atividade, estamos aqui para te ajudar com algumas dicas:


Seja sustentável!

Vá em busca da certificação de sustentabilidade para o seu hotel. Além disso, você pode aderir a algumas práticas como: reutilização de toalhas (não lavá-las todos os dias), utilização de toalha de mão no lugar de papel toalha e luzes por sensor, economizando energia.

Faça parcerias!

Procure parceiros que sejam responsáveis pelos passeios ecológicos da região para incentivar os turistas a visitá-los. Assim, você pode divulgar o programa no seu hotel e em troca o hóspede pode, por exemplo, receber algum desconto na entrada do espaço.

Explore a cultura local!

Execute ações que ajudem os pequenos artesãos e a comunidade local. Promover feiras, exposições ou até mesmo auxiliar com um valor mensal podem ser uma boa alternativa!


Além disso, você pode promover uma experiência diferenciada aos seus visitantes nos produtos e serviços oferecidos a ele, como por exemplo:


Bebidas e alimentos in natura

Servir produtos naturais como peixes, verduras orgânicas, legumes e sucos que vendem nos arredores do hotel. Dessa forma, você consegue unir os produtores e potencializar os pólos turísticos.

Manifestação folclórica, música, dança!

Explorar a cultura local, oferecendo espetáculos de música e dança. Eventos folclóricos também podem ser uma experiência ímpar para o visitante.

Esperamos que essas ideias te inspirem a implementar ações semelhantes no seu empreendimento. Além de movimentar o seu hotel e aumentar a ocupação, o turismo ecológico ajuda a preservar o meio ambiente e incentivar a comunidade à volta do estabelecimento.


A VOA Hotéis te ajuda a explorar o turismo ecológico da sua cidade!


Para entender melhor como nós podemos ajudar o seu empreendimento - seja de pequeno porte ou médio - a estar à frente dessas inovações e implementar ações que aproximem os hóspedes ao ecoturismo, clique aqui! 

Nós oferecemos as ferramentas necessárias para aumentar exponencialmente a ocupação do seu hotel, treinamos o seu staff para estar a par de todas as políticas ecológicas e auxiliar da melhor forma os hóspedes, e ajudamos na divulgação das mesmas no Instagram.


Continue acompanhando nosso blog e se mantenha atualizado sobre as novidades, transformações e tendências do mercado hoteleiro.

 Atualizações Tech | Janeiro 2024

 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra
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Atualizações Tech | Janeiro 2024 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra agora as incríveis novidades e conquistas nos nossos produtos (RMS, PMS, Rate Shopper). Você não vai querer perder essa retrospectiva emocionante!
05 jun., 2023
Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
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