Atualizações Tech | Janeiro 2024
VOA Hotéis
No ano de 2020, a Covid-19 impactou negativamente a indústria hoteleira, como já sabemos. Inicialmente todos os hotéis tiveram que fechar as portas e alguns meses depois puderam reabrir com capacidade reduzida de hóspedes. Por isso, a realidade dos hotéis que sobreviveram à crise, será diferente no pós-pandemia.
De acordo com um estudo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), de janeiro a agosto de 2020 houve uma queda de 49,8% na taxa de ocupação em relação ao mesmo período de 2019. Para recuperar o ritmo da hotelaria pré-pandemia, será necessário um bom planejamento estratégico e estudo sobre as tendências mundiais daqui para frente.
Com todas essas transformações na hotelaria e no turismo, o comportamento e as prioridades dos turistas brasileiros também mudaram. Além disso, o momento atual pode ser interessante para que os hotéis independentes se reinventem e reergam após tantas dificuldades causadas pela pandemia. Afinal, a crise pode ser também oportunidade de crescimento.
Vamos entender melhor a nova realidade dos turistas?
0 novo viajante

A pesquisa realizada pelo Skyscanner , que coletou dados de 2.300 turistas, mostrou que os protocolos de saneamento são um dos principais receios dos viajantes. Sendo assim, é importante que você mantenha o público sempre atualizado dos procedimentos adotados pelo seu hotel.
Ainda segundo a mesma pesquisa, 2 a cada 5 viajantes passaram a optar, depois da Covid-19, por jantar em ambientes ao ar livre. Caso haja espaço hábil em seu empreendimento, seria interessante proporcionar uma área aberta para os hóspedes fazerem as refeições.
Além disso, a tendência é que viagens menos frequentes e mais longas sejam as preferidas. Para se adaptar à nova demanda, o seu hotel deve buscar oferecer serviços e atividades que ajudem a preencher o tempo do hóspede na cidade. Com isso, você irá proporcionar experiências diferentes e criar um bom relacionamento com seu cliente.
Esse novo perfil de turista reforça a necessidade de oferecer soluções rápidas e eficazes para o hóspede, além de adotar novas medidas de higiene e revisar constantemente os processos de limpeza do local. E lembre-se: a tecnologia pode ser utilizada a seu favor!
Tecnologia como aliada

Adaptar seu hotel ao novo turista e ao mercado pós-Covid é provavelmente o seu novo desafio e existem recursos tecnológicos que podem te ajudar:
Check-in e check-out online: evita aglomeração e fila na recepção, e além disso agiliza o processo de chegada do hóspede.
Serviço de quarto via WhatsApp: reduz o deslocamento e traz comodidade ao hóspede. Além disso, muitas pessoas hoje em dia preferem o atendimento via chat/WhatsApp pela rapidez e praticidade.
Uso de tablet pelos funcionários: aumenta a produtividade dos colaboradores, além de ser um objeto de fácil higienização.
A implementação tecnológica na gestão do seu hotel pode fazer toda a diferença, então aconselhamos que você pense em investir nessas ferramentas. Caso esse modelo ainda não esteja em vigor no seu hotel, vamos te dar algumas dicas para que você agregue valor ao seu negócio em um primeiro momento com o hóspede.
Detalhes que agregam valor
No momento da reserva, o novo viajante leva muito em conta a flexibilidade oferecida pelo hotel: períodos longos de alteração e cancelamento sem cobrança serão vistos com bons olhos. Por isso, aconselhamos que você leve essa tendência em consideração ao estabelecer as políticas de cancelamento do estabelecimento.
"O amenity está diferente", brincadeiras à parte, o shampoo e condicionador ainda chamam a atenção, mas a nossa dica é oferecer também kits de amenities que atraiam ainda mais o hóspede atualmente, contendo por exemplo: máscara facial, álcool gel para as mãos e toalha desinfetante.
A VOA Hotéis ajuda a hotelaria no pós-pandemia também
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