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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

No ano de 2020, a Covid-19 impactou negativamente a indústria hoteleira, como já sabemos. Inicialmente todos os hotéis tiveram que fechar as portas e alguns meses depois puderam reabrir com capacidade reduzida de hóspedes. Por isso, a realidade dos hotéis que sobreviveram à crise, será diferente no pós-pandemia. 


De acordo com um estudo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), de janeiro a agosto de 2020 houve uma queda de 49,8% na taxa de ocupação em relação ao mesmo período de 2019. Para recuperar o ritmo da hotelaria pré-pandemia, será necessário um bom planejamento estratégico e estudo sobre as tendências mundiais daqui para frente.

Com todas essas transformações na hotelaria e no turismo, o comportamento e as prioridades dos turistas brasileiros também mudaram. Além disso, o momento atual pode ser interessante para que os hotéis independentes se reinventem e reergam após tantas dificuldades causadas pela pandemia. Afinal, a crise pode ser também oportunidade de crescimento.


Vamos entender melhor a nova realidade dos turistas?



0 novo viajante


A pesquisa realizada pelo Skyscanner , que coletou dados de 2.300 turistas, mostrou que os protocolos de saneamento são um dos principais receios dos viajantes. Sendo assim, é importante que você mantenha o público sempre atualizado dos procedimentos adotados pelo seu hotel.


Ainda segundo a mesma pesquisa, 2 a cada 5 viajantes passaram a optar, depois da Covid-19, por jantar em ambientes ao ar livre. Caso haja espaço hábil em seu empreendimento, seria interessante proporcionar uma área aberta para os hóspedes fazerem as refeições.


Além disso, a tendência é que viagens menos frequentes e mais longas sejam as preferidas. Para se adaptar à nova demanda, o seu hotel deve buscar oferecer serviços e atividades que ajudem a preencher o tempo do hóspede na cidade. Com isso, você irá proporcionar experiências diferentes e criar um bom relacionamento com seu cliente.


Esse novo perfil de turista reforça a necessidade de oferecer soluções rápidas e eficazes para o hóspede, além de adotar novas medidas de higiene e revisar constantemente os processos de limpeza do local. E lembre-se: a tecnologia pode ser utilizada a seu favor!



Tecnologia como aliada


Adaptar seu hotel ao novo turista e ao mercado pós-Covid é provavelmente o seu novo desafio e existem recursos tecnológicos que podem te ajudar:

Check-in e check-out online: evita aglomeração e fila na recepção, e além disso agiliza o processo de chegada do hóspede.

Serviço de quarto via WhatsApp: reduz o deslocamento e traz comodidade ao hóspede. Além disso, muitas pessoas hoje em dia preferem o atendimento via chat/WhatsApp pela rapidez e praticidade.

Uso de tablet pelos funcionários: aumenta a produtividade dos colaboradores, além de ser um objeto de fácil higienização.


A implementação tecnológica na gestão do seu hotel pode fazer toda a diferença, então aconselhamos que você pense em investir nessas ferramentas. Caso esse modelo ainda não esteja em vigor no seu hotel, vamos te dar algumas dicas para que você agregue valor ao seu negócio em um primeiro momento com o hóspede.


Detalhes que agregam valor

No momento da reserva, o novo viajante leva muito em conta a flexibilidade oferecida pelo hotel: períodos longos de alteração e cancelamento sem cobrança serão vistos com bons olhos. Por isso, aconselhamos que você leve essa tendência em consideração ao estabelecer as políticas de cancelamento do estabelecimento.

"O amenity está diferente", brincadeiras à parte, o shampoo e condicionador ainda chamam a atenção, mas a nossa dica é oferecer também kits de amenities que atraiam ainda mais o hóspede atualmente, contendo por exemplo: máscara facial, álcool gel para as mãos e toalha desinfetante.


A VOA Hotéis ajuda a hotelaria no pós-pandemia também


Para entender melhor como nós podemos ajudar o empreendimento de pequeno e médio porte a estar à frente dessas inovações e ter a estrutura de uma grande rede hoteleira nesse momento delicado pós-pandemia, clique aqui.



Nós oferecemos as ferramentas necessárias para aumentar exponencialmente as vendas do seu hotel, treinamos o seu staff para garantir atendimento de excelência aos hóspedes, distribuímos sua propriedade em canais mundialmente e muito mais!...


Continue acompanhando nosso blog e se mantenha atualizado sobre as novidades, transformações e tendências do mercado hoteleiro.


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Atualizações Tech | Janeiro 2024 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra agora as incríveis novidades e conquistas nos nossos produtos (RMS, PMS, Rate Shopper). Você não vai querer perder essa retrospectiva emocionante!
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Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
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