Atualizações Tech | Janeiro 2024
VOA Hotéis
O Revenue Management ou gerenciamento de receitas é a forma de gerenciar oferta e demanda, utilizando estudos mercadológicos e tecnologias. De forma resumida, podemos dizer que fazer RM é vender o produto adequado, ao cliente certo, no preço correto e no momento devido. Não se trata de oferecer a maior tarifa, mas de vender melhor: de maneira estratégica e planejada, otimizando o preço com a melhor tarifa possível.
O mundo em transformação e o impacto no Revenue Management
O mundo está em constante transformação e o RM é diretamente impactado pelos avanços tecnológicos.
Vamos a alguns exemplos de como o mundo tem mudado nos últimos anos: hoje, a Uber é a maior empresa de transporte no mundo e não possui nenhum veículo próprio. Facebook é a empresa mais popular de conteúdo de mídia e não tem nenhum conteúdo próprio. Alibaba é a empresa mais valorizada em termos de vendas menoristas e não tem produto próprio. Airbnb é a maior empresa de hospedagem no mundo em número de inventário disponível e não possui inventário próprio.
O revenue também está inserido nessa realidade: a indústria está passando por transformações. Surgiram novas formas de gerenciar oferta e demanda, cada qual dentro da sua realidade. No turismo, há alguns anos atrás, as pessoas pesquisavam em livros, manuais e agências físicas.
Atualmente, as agências online (sites de compra como Booking, Expedia, Decolar e Hotel Urbano) e sistemas internos de venda online (conhecidas como extranets) estão sendo cada vez mais acessados, aumentando a disponibilidade dos produtos em novos mercados.
E não paramos por aí: continuam aparecendo novos sistemas, tecnologias e postos de trabalho que antes não existiam.
A pandemia do Covid-19 mostrou ainda mais a urgência do desafio da inovação, já que a hotelaria é uma das áreas que precisa se adaptar ao chamado ‘novo normal'.
A pandemia trouxe ainda mais desafios para o profissional de RM
O profissional do RM mudou: o perfil analítico hoje precisa ser mais criativo. E, em tempos de crise, é necessário se reinventar para gerar demanda. O grande crescimento de revenue está hoje muito associado ao departamento de marketing (divulgando essas novas ideias para que cheguem no público-alvo) e vendas (para replicar essas ações frequentes com parceiros).
Assim, o RM calcula os objetivos de lucratividade e expansão da empresa no mercado, e precisa desse triângulo de sucesso para que os esforços sejam atingidos com maior receita e lucratividade.
Tivemos, no mês de abril, a primeira live da série VOA Talks em que a Karol Garret (Head Comercial e de Performance) e o Filipe Serra (Coordenador de Performance) falaram sobre como aumentar a ocupação e melhorar a distribuição dos hotéis independentes. Além disso, mostramos cases das ações ‘fora da caixinha’ que nosso time tem usado perante a demanda atual: falamos de ações que podemos fazer em valor agregado, de como as parcerias fazem a diferença no momento atual, técnicas que devem ser utilizadas para vender melhor o hotel e a importância dos dados e informações para a tomada de decisão. Lembrando que nosso foco é a performance e nosso time está engajado para atingirmos o melhor resultado no mercado.
