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Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

O Revenue Management ou gerenciamento de receitas é a forma de gerenciar oferta e demanda, utilizando estudos mercadológicos e tecnologias. De forma resumida, podemos dizer que fazer RM é vender o produto adequado, ao cliente certo, no preço correto e no momento devido. Não se trata de oferecer a maior tarifa, mas de vender melhor: de maneira estratégica e planejada, otimizando o preço com a melhor tarifa possível.


O mundo em transformação e o impacto no Revenue Management


O mundo está em constante transformação e o RM é diretamente impactado pelos avanços tecnológicos. 

Vamos a alguns exemplos de como o mundo tem mudado nos últimos anos: hoje, a Uber é a maior empresa de transporte no mundo e não possui nenhum veículo próprio. Facebook é a empresa mais popular de conteúdo de mídia e não tem nenhum conteúdo próprio. Alibaba é a empresa mais valorizada em termos de vendas menoristas e não tem produto próprio. Airbnb é a maior empresa de hospedagem no mundo em número de inventário disponível e não possui inventário próprio. 

O revenue também está inserido nessa realidade: a indústria está passando por transformações. Surgiram novas formas de gerenciar oferta e demanda, cada qual dentro da sua realidade. No turismo, há alguns anos atrás, as pessoas pesquisavam em livros, manuais e agências físicas. 

Atualmente, as agências online (sites de compra como Booking, Expedia, Decolar e Hotel Urbano) e sistemas internos de venda online (conhecidas como extranets) estão sendo cada vez mais acessados, aumentando a disponibilidade dos produtos em novos mercados.

 E não paramos por aí: continuam aparecendo novos sistemas, tecnologias e postos de trabalho que antes não existiam.


A pandemia do Covid-19 mostrou ainda mais a urgência do desafio da inovação, já que a hotelaria é uma das áreas que precisa se adaptar ao chamado ‘novo normal'.


A pandemia trouxe ainda mais desafios para o profissional de RM


O profissional do RM mudou: o perfil analítico hoje precisa ser mais criativo. E, em tempos de crise, é necessário se reinventar para gerar demanda. O grande crescimento de revenue está hoje muito associado ao departamento de marketing (divulgando essas novas ideias para que cheguem no público-alvo) e vendas (para replicar essas ações frequentes com parceiros). 

Assim, o RM calcula os objetivos de lucratividade e expansão da empresa no mercado, e precisa desse triângulo de sucesso para que os esforços sejam atingidos com maior receita e lucratividade. 

Tivemos, no mês de abril, a primeira live da série VOA Talks em que a Karol Garret (Head Comercial e de Performance) e o Filipe Serra (Coordenador de Performance) falaram sobre como aumentar a ocupação e melhorar a distribuição dos hotéis independentes. Além disso, mostramos cases das ações ‘fora da caixinha’ que nosso time tem usado perante a demanda atual: falamos de ações que podemos fazer em valor agregado, de como as parcerias fazem a diferença no momento atual, técnicas que devem ser utilizadas para vender melhor o hotel e a importância dos dados e informações para a tomada de decisão. Lembrando que nosso foco é a performance e nosso time está engajado para atingirmos o melhor resultado no mercado.



 Atualizações Tech | Janeiro 2024

 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra
Por Fenanda Santos 07 fev., 2024
Atualizações Tech | Janeiro 2024 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra agora as incríveis novidades e conquistas nos nossos produtos (RMS, PMS, Rate Shopper). Você não vai querer perder essa retrospectiva emocionante!
05 jun., 2023
Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
28 abr., 2023
O primeiro passo para vendas mais promissoras e assertividade no plano de ação é: “o que o meu hotel precisa hoje para sair da média e vender mais?”. Leia este conteúdo e descubra.
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21 mar., 2023
O planejamento é essencial para que um hotel funcione. Saiba como funciona a base do Revenue Management: o forecast. Conheça algumas dicas de como fazê-lo de forma mais prática e assertiva para melhorar os resultados de vendas do seu hotel.
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08 fev., 2023
A IA consegue oferecer insights nunca antes experimentados pela indústria hoteleira, sendo capaz de oferecer oportunidades de melhorias na precificação, na flutuação das tarifas, na distribuição tarifária e estudos de mercado comparando concorrentes, por exemplo.
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02 fev., 2023
Se os hóspedes estão procurando por valores antes de optarem pelo seu hotel, por que você também não está fazendo isso? Saiba como solucionar esse gap de forma simples na leitura deste blog
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24 jan., 2023
O Revenue Management (gerenciamento das tarifas aplicadas por hotéis e pousadas), ainda tem uma gama de processos a serem explorados na maioria dos hotéis. Leia este conteúdo e descubra todas as respostas para melhorar o resultado do seu hotel.
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17 jan., 2023
Para os hoteleiros que querem se destacar entre os concorrentes, a hora de agarrar as oportunidades que estão surgindo para aumento de receita do hotel é agora. Confira todos os insights dos nossos especialistas e as tendências que vão nortear a hotelaria em 2023.
Por Giulia Paixão 05 jan., 2023
Saiba como a flutuação e o envio de tarifas aos canais pode ser rápido e eficiente. Alguns exemplos de dados a serem levantados:...
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