Atualizações Tech | Janeiro 2024
VOA Hotéis
A aviação foi um dos setores mais afetados com a paralisação das atividades decorrente da pandemia de COVID-19. As ações das principais companhias do Brasil e do mundo estiveram em queda por meses ainda que com alguns alívios momentâneos. Segundo a IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo), 2020 vai ser o pior ano do setor em termos financeiros. As companhias aéreas, contudo, tem tomado diversas decisões para minimizar os efeitos da crise.

- União entre empresas: A Delta Air Lines (norte-americana) e a Latam (brasileira/chilena) já tem proximidade de longa data. Na semana passada, as empresas solicitaram ao Departamento de Transportes dos EUA para operar seus voos de forma compartilhada, o conhecido codeshare. O acordo envolveria voos das Américas do Sul e do Norte e incluiria também algumas companhias subsidiárias. Especificamente no Brasil a Latam anunciou nesta terça-feira, 16/06, um codeshare com a Companhia Azul Linhas Aéreas (brasileira). A ideia é fazer o compartilhamento de voos nacionais e de seus programas de milhas e fidelidade. Todas essas medidas visam a divisão dos custos e melhor aproveitamento da infra estrutura existente. Até mesmo a principal concorrente interna, Gol, quando questionada sobre a união entre as duas empresas se posicionou a favor e disse que as medidas vem para beneficiar o setor.
- Criação de novas áreas: Para dar mais segurança aos passageiros, as empresas buscaram adotar e divulgar de forma massiva protocolos de higiene e distanciamento. A Delta Air Lines saiu na frente e criou uma divisão de limpeza global dentro da sua área de experiência do cliente para desenvolver os novos padrões de qualidade da companhia.
- Novos destinos: Com expressiva reabertura de postos a partir do mês que vem, a Azul linhas aéreas decidiu não só por retomar como por expandir sua malha aérea no país. Segundo a UOL, serão 23 rotas inéditas para julho que vão conectar diferentes capitais do Brasil dando mais opções aos seus passageiros.
- Promoções: Aproveitando datas comemorativas como o Dia dos Namorados, as principais companhias brasileiras fizeram ações de baixa nos preços das passagens. Latam e Gol chegaram a disponibilizar preços em torno de R$ 90,00 o trecho.
Embora tenham implementado ações de redução de preços, as companhias aéreas têm ido além e atuado em diferentes frentes para se manter de pé diante da crise. É um período em que ser criativo é fundamental. Unir esforços com fornecedores e concorrentes e buscar entender as necessidades e novas exigências do cliente são pontos importantes que podemos aprender com as empresas da aviação e replicar para a hotelaria e as demais áreas do turismo.
