Whatsapp Central de Reservas: (21) 99165-2969        |       Telefone Central de Reservas: (21) 3900-8783

Atualizações Tech | Janeiro 2024

VOA Hotéis

A aviação foi um dos setores mais afetados com a paralisação das atividades decorrente da pandemia de COVID-19. As ações das principais companhias do Brasil e do mundo estiveram em queda por meses ainda que com alguns alívios momentâneos. Segundo a IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo), 2020 vai ser o pior ano do setor em termos financeiros. As companhias aéreas, contudo, tem tomado diversas decisões para minimizar os efeitos da crise. 



  1. União entre empresas: A Delta Air Lines (norte-americana) e a Latam (brasileira/chilena) já tem proximidade de longa data. Na semana passada, as empresas solicitaram ao Departamento de Transportes dos EUA para operar seus voos de forma compartilhada, o conhecido codeshare. O acordo envolveria voos das Américas do Sul e do Norte e incluiria também algumas companhias subsidiárias. Especificamente no Brasil a Latam anunciou nesta terça-feira, 16/06, um codeshare com a Companhia Azul Linhas Aéreas (brasileira). A ideia é fazer o compartilhamento de voos nacionais e de seus programas de milhas e fidelidade. Todas essas medidas visam a divisão dos custos e melhor aproveitamento da infra estrutura existente. Até mesmo a principal concorrente interna, Gol, quando questionada sobre a união entre as duas empresas se posicionou a favor e disse que as medidas vem para beneficiar o setor.
  2. Criação de novas áreas: Para dar mais segurança aos passageiros, as empresas buscaram adotar e divulgar de forma massiva protocolos de higiene e distanciamento. A Delta Air Lines saiu na frente e criou uma divisão de limpeza global dentro da sua área de experiência do cliente para desenvolver os novos padrões de qualidade da companhia.
  3. Novos destinos: Com expressiva reabertura de postos a partir do mês que vem, a Azul linhas aéreas decidiu não só por retomar como por expandir sua malha aérea no país. Segundo a UOL, serão 23 rotas inéditas para julho que vão conectar diferentes capitais do Brasil dando mais opções aos seus passageiros.
  4. Promoções: Aproveitando datas comemorativas como o Dia dos Namorados, as principais companhias brasileiras fizeram ações de baixa nos preços das passagens. Latam e Gol chegaram a disponibilizar preços em torno de R$ 90,00 o trecho.


Embora tenham implementado ações de redução de preços, as companhias aéreas têm ido além e atuado em diferentes frentes para se manter de pé diante da crise. É um período em que ser criativo é fundamental. Unir esforços com fornecedores e concorrentes e buscar entender as necessidades e novas exigências do cliente são pontos importantes que podemos aprender com as empresas da aviação e replicar para a hotelaria e as demais áreas do turismo.


 Atualizações Tech | Janeiro 2024

 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra
Por Fenanda Santos 07 fev., 2024
Atualizações Tech | Janeiro 2024 Encerrando com chave de ouro o primeiro mês de janeiro! Descubra agora as incríveis novidades e conquistas nos nossos produtos (RMS, PMS, Rate Shopper). Você não vai querer perder essa retrospectiva emocionante!
05 jun., 2023
Bem-vindos à era da hotelaria inteligente! Muito tem se falado sobre a forma inovadora de trabalhar com inteligência artificial. O ChatGPT virou um assunto em alta e logo chegaram os questionamentos de como ele está revolucionando a indústria hoteleira. Descubra como transformar e potencializar suas estratégias no dia a dia. O QUE É ChatGPT? Nada mais é do que um chatbot (que sabe de tudo). Ele processa dados da web e aprende com eles, funciona como um assistente virtual que utiliza o deep learning além do machine learning. Quanto mais o ChatGPT é usado, mais ele aprende e apura seus dados e a qualidade da entrega. O QUE É DEEP LEARNING? O Deep Learning se assemelha ao aprendizado neural, baseia-se no Machine Learning utilizando uma grande base de dados para processamento com algoritmos, assim, um computador aprende por si só e executa tarefas semelhantes às dos seres humanos, como identificar imagens e reconhecer voz. TROCAR O GOOGLE PELO ChatGPT? O formato de pesquisa do Google é mais amplo, por um lado, de uma forma positiva, dando diversas opções de respostas linkadas a uma palavra-chave , assim, você pode buscar pelas fontes que achar mais confiável ou obtiver a resposta mais certeira para sua pergunta. Já no ChatGPT, é possível fazer uma pergunta e adquirir uma única e melhor resposta (de acordo com a escolha do algoritmo), para o que você perguntou. Vale lembrar que, a resposta depende muito da pergunta, então, quanto mais detalhes você descrever, melho r. SUBSTITUIR SERES HUMANOS? Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ferramenta ainda precisa de pessoas para ser operada . Atualmente, a melhor forma de usá-la é como um assistente para suas tarefas , te dando um ponto de partida , sugerindo ideias ou apontando alguns pontos para o começo de um trabalho … O ChatGPT atualmente, nada mais é do que um assistente para te ajudar com inputs ou tarefas básicas do dia a dia. Comparando com a Alexa, assistente de voz da Amazon , o ChatGPT vai um pouco mais além, respondendo e realizando ações mais complexas . Mas, a proposta é bem parecida no fim das contas: auxiliar com ações “computadorizadas” (ou seja, que um computador é capaz de fazer ou programar) e respostas mais mastigadas a partir do recolhimento de dados. O FUTURO DO ChatGPT Tudo depende de como os usuários vão se comportar e como ele vai ser utilizado e aceito pela sociedade. Atualmente, existem algumas pessoas que ainda se recusam a utilizar a ferramenta alegando um certo medo em acabar se entregando totalmente, o que facilmente pode ocorrer. Mas, em outros casos, a ferramenta vem sendo utilizada de forma inteligente apenas para demandar ou dar o “start” em algumas funções que necessitam mais algumas horas para serem produzidas. Talvez, a otimização do tempo seja a resposta para “ o que o ChatGPT ajuda no dia a dia ” . De toda forma, nós quem vamos ditar o f uturo do ChatGPT de acordo com nossa forma de utilizar a ferramenta. COMO O ChatGPT ESTÁ PRESENTE NA HOTELARIA? Atendimento Personalizado 24/7 Resposta de perguntas a todo momento em qualquer hora de acordo com o fornecimento de recomendações personalizadas, É possível também agendar serviços . Isso pode ser familiar aos chatbots que já são muito utilizados na hotelaria hoje em dia para fazer uma reserva ou tirar dúvidas sobre o hotel. Mas, como contextualizamos no começo deste conteúdo, o ChatGPT é mais complexo e inteligente. Recomendações Personalizadas Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é a capacidade de oferecer recomendações personalizadas . Com base em dados e preferências dos clientes, o ChatGPT pode sugerir serviços , atividades , opções gastronômicas ou até montar um roteiro para uma viagem de acordo com o gosto de cada hóspede, trabalhando a tão falada “ personalização da experiência ”. Automação de Tarefas A tecnologia do ChatGPT , pode auxiliar na automaçã o de tarefas internas do hotel como: a reserva de quartos, solicitação de serviços extras e até mesmo no gerenciamento de pagamentos . Essa automação pode tornar sua equipe concentrada em atividades de maior valor agregado e no pós-venda (Customer Success), que exige um atendimento humanizado. Acompanhamento e Análise de Dados O ChatGPT é capaz de acompanhar e analisar dados. Com base nas interações com os hóspedes, é possível obter insights valiosos sobre preferências, necessidades e tendências de mercado . Esses dados servem para aprimorar as estratégias de vendas , marketing e atendimento ao cliente , juntamente com os dados gerados pelo VOA Smart Pricing , mantendo seu hotel sempre à frente da concorrência. Se você ainda não se preparou pelo que vem pela frente, comece pelo básico . Não há mais tempo a perder, comece agora a implementar tecnologias de otimização e assertividade em seu hotel . Saiba mais: Conhecer o VOA Full Conhecer o VOA Smart Pricing
28 abr., 2023
O primeiro passo para vendas mais promissoras e assertividade no plano de ação é: “o que o meu hotel precisa hoje para sair da média e vender mais?”. Leia este conteúdo e descubra.
forecast-rms-rateshopper
21 mar., 2023
O planejamento é essencial para que um hotel funcione. Saiba como funciona a base do Revenue Management: o forecast. Conheça algumas dicas de como fazê-lo de forma mais prática e assertiva para melhorar os resultados de vendas do seu hotel.
inteligencia-artificial-machine-learnin-hotelaria
08 fev., 2023
A IA consegue oferecer insights nunca antes experimentados pela indústria hoteleira, sendo capaz de oferecer oportunidades de melhorias na precificação, na flutuação das tarifas, na distribuição tarifária e estudos de mercado comparando concorrentes, por exemplo.
rate-shopper-voa
02 fev., 2023
Se os hóspedes estão procurando por valores antes de optarem pelo seu hotel, por que você também não está fazendo isso? Saiba como solucionar esse gap de forma simples na leitura deste blog
por-que-meu-hotel-precisa-de-um-rms
24 jan., 2023
O Revenue Management (gerenciamento das tarifas aplicadas por hotéis e pousadas), ainda tem uma gama de processos a serem explorados na maioria dos hotéis. Leia este conteúdo e descubra todas as respostas para melhorar o resultado do seu hotel.
foto-tendencias-hotelaria-2023
17 jan., 2023
Para os hoteleiros que querem se destacar entre os concorrentes, a hora de agarrar as oportunidades que estão surgindo para aumento de receita do hotel é agora. Confira todos os insights dos nossos especialistas e as tendências que vão nortear a hotelaria em 2023.
Por Giulia Paixão 05 jan., 2023
Saiba como a flutuação e o envio de tarifas aos canais pode ser rápido e eficiente. Alguns exemplos de dados a serem levantados:...
Mais postagens
Share by: